PREFEITO E SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PARTICIPAM DO XV FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME

A seccional maranhense da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MA) realizou nos dias 23 e 24 de abril o seu XV Fórum Estadual. O evento, que foi realizado no auditório do Palácio Henrique de La Roque, tinha como tema “Políticas e Práticas Educativas: por uma escola digna” e é voltado para secretários de educação dos municípios maranhenses e também técnicos da área. Na pauta, debates e capacitações técnicas sobre temas como educação integral, valorização dos profissionais do magistério, aplicação de programas oferecidos pelo governo federal e a eleição da nova Diretoria Executiva da entidade para o biênio 2015-2017.

Comitiva da cidade ao lado de dirigentes da Undime

O prefeito Amarildo Pinheiro e o secretário de educação de São João Batista, Aguiar Santos, participaram do evento. Eles estavam acompanhados do professor Ivanilson, que também participou dos debates. A programação do XV Fórum Estadual contou com representantes do Ministério da Educação (MEC), que trataram de temas como Educação Inclusiva, aplicação dos recursos do Fundeb e o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE). Também estarão presentes representantes da Fundação Lemann, Fundação Itaú Social, Lego Education, Unicef e Instituto Natura.

“Embora este fórum tivesse sido oferecido aos 30 municípios com os piores IDHs, fizemos questão de marcar presença com propósito de participar e se inteirar do que o atual governo se propõe em mudar a realidade educacional caótica que se encontra o estado e desta forma podermos nos adequar para este novo momento que o governador Flávio Dino se propõe. Um dos temas abordados foi a escola digna, nucleação algo que tentamos implementar este ano em São João Batista, porem tivemos resistência. Questões de financiamento do transporte coletivo para Ensino Médio, onde hoje os municípios tem arcar com essas despesas, também foram discutidos no encontro”, frisou o prefeito.

“O XV Fórum da Undime/MA apresenta-se como uma oportuna ocasião de discussão de importantes temas da Educação, como por exemplo, o Fundeb no contexto do financiamento da educação, que foi uma palestra proferida pelo coordenador geral de operacionalização do FUNDEB, Vander Oliveira Borges, e entre outras palestras como o Programa Escola Digna, proferido pela secretaria de Estado da Educação, Aurea Prazeres, Conselho Municipal de Educação, por Roberto Mauro Gurgel, Plano Municipal de Educação na Plataforma Conviva Educacao, dentre outros. De forma que foi de suma importância a nossa participação para a melhoria de qualidade da educação em nosso estado, e consequentemente aqui em nosso município”, destacou o secretário de educação, Aguiar.

XV_Forum_Estadual_Undime_230415_Foto_FabricioCunha_(50)

O presidente da Undime-MA e secretário de Educação de São Luís, Geraldo Castro Sobrinho, discorreu sobre as dificuldades enfrentadas pelos municípios e o enumerou o trabalho de suporte técnico e apoio desenvolvido pela entidade junto aos dirigentes. “Os municípios carregam os custos das ações e as contrapartidas não são suficientes. Os últimos meses foram de muitas atividades na Undime. Promovemos oficinas, trabalhamos na capacitação dos municípios para elaboração dos seus planos de Educação, debatemos nossos problemas e realidades”, destacou Geraldo Castro.

Também presente ao evento, a secretária estadual de Educação, Áurea Prazeres, falou sobre a importância da troca de experiências e das ações conjuntas para a melhoria da Educação. “Precisamos organizar um grande pacto pela Educação Pública de qualidade. Estamos extremamente alegres de participarmos desses dois dias que serão extremamente produtivos e de podermos compartilhar nossas ações”, disse Áurea Prazeres. A solenidade de abertura também contou com a presença do coordenador do Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais do Magistério (Fundeb) junto ao Ministério da Educação (MEC), Vanderlei Oliveira Borges; do presidente do Conselho Municipal de Educação de São Luís, Roberto Mauro Gurgel; e da coordenadora regional do Unicef, Eliana Almeida.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *