COMITIVA DE SÃO JOÃO BATISTA PARTICIPA DE EXPEDIÇÃO DO FÓRUM EM DEFESA DA BAIXADA

Uma comitiva da cidade de São João Batista participou de uma expedição do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense na cidade de Matinha, povoado Itans. O Fórum em Defesa da Baixada Maranhense promoveu a “Expedição Itans” com o objetivo de conhecer o caso de empreendedorismo de sucesso com a piscicultura em Itans, povoado situado no município de Matinha, distante 222 Km da capital maranhense.

Da nossa cidade, estavam o prefeito Amarildo, vereadores e diversas lideranças política entre elas pré-candidatos a prefeito e a vereadores. O grupo tem se reunido para divulgar as potencialidades naturais da Baixada e conquistar a atenção do poder público e da sociedade civil organizada para a necessidade de investimentos e políticas públicas na região. Itans foi escolhido para essa primeira ação por se destacar nacionalmente pelo projeto de superação da extrema pobreza rural, por meio da piscicultura.

Atualmente, 121 produtores do povoado, monitorados pela Associação de Piscicultores de Itans, mantêm cultivam cerca de 1600 toneladas de peixe ao ano, em 400 tanques construídos para desenvolvimento da atividade. Isso garante um faturamento médio de R$ 7 milhões, anualmente. “Escolhemos iniciar a expedição do Fórum pelo povoado de Itans, porque este é um dos nossos grandes exemplos de que é possível produzir explorando as potencialidades naturais da região da Baixada, a partir da correta capacitação e com foco no desenvolvimento e na geração de renda”, explicou o coordenador do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, Flávio Braga.

Na expedição a Matinha, o prefeito Amarildo foi acompanhado pelos vereadores da Base Aliada e outros integrantes do grupo político. Eles conheceram as iniciativas que garantiram o êxito da produção do pescado em Itans e uma visita aos tanques de produção para verificação da atividade produtiva. “Essas iniciativas nos inspiram a buscar soluções para que o nosso município de São João Batista seja mais produtivo e, com isso, nossa população consiga ser empreendedora e gerar renda para suas famílias”, apontou o prefeito.

BAIXADA MARANHENSE

Com mais de 500 mil habitantes, a Baixada Maranhense é uma microrregião geográfica encravada às margens do Golfão Maranhense, formada por 21 municípios, que foi transformada em Área de Proteção Ambiental (APA) desde 1991. A economia da região é basicamente de subsistência e as principais atividades econômicas são extrativismo vegetal do babaçu, pesca artesanal e a pequena agricultura familiar.

Folha de SJB

3 respostas para “COMITIVA DE SÃO JOÃO BATISTA PARTICIPA DE EXPEDIÇÃO DO FÓRUM EM DEFESA DA BAIXADA”

  1. FALTA AMARILDO SABER QUE SUA ADMINISTRAÇÃO É IRRECUPERÁVEL. NÃO TEM PROJETO QUE SALVE. AGORA É COLHER O QUE PLANTARAM POVOADO DE SÃO JOÃO BATISTA. AMARILDO NÃO TÁ NEM AI PRO POVOADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *