MORADORES DA REGIÃO DOS CAMPOS ESTÃO DESCONTENTES COM OS DIQUES DA BAIXADA

Maria de Beca reclama da construção / Foto: SEPPIR

Os moradores da Região dos Campos, zona rural da cidade de São João Batista, estão descontentes com a sondagem e topografia dos Diques da Baixada Maranhense. De acordo com o Governo do Estado, por meio do Projeto Diques da Baixada Maranhense serão construídos cerca de 70 km de um sistema de reservatórios com 24 a 26 vertedouros que coincidirão com os igarapés, evitando a inundação dos campos com água do mar e perenizando por mais tempo a água doce.

Diferentes das barragens, que costumam acumular água apenas de um lado, os diques permitirão que a água seja acumulada dos dois lados. O objetivo é controlar o nível de água nos campos, já que depois que termina o inverno, eles ficam secos e impróprios para qualquer processo produtivo. O projeto abrange os municípios de Viana, Matinha, São João Batista, São Vicente Ferrer, Cajapió, São Bento e Bacurituba. A obra consiste em um sistema de diques e vertedouros, em sentido paralelo à margem da baía de São Marcos.

Quem conhece bem a realidade social da Baixada Maranhense sabe do grande alcance social e do impacto positivo desse projeto para a nossa microrregião. Sem exagero, ele representa a redenção dos municípios abrangidos, com melhoria imediata no IDH da população rural beneficiada. Porém a população da população da Região dos Campos, anda insatisfeita com a sondagem e topografia do projeto que já começaram.

De acordo com uma das líderes comunitárias de lá, Dona Maria de Beca, a sondagem está sendo feita de modo irregular. “Ao invés de deixar os córregos de água fora dos diques, estão medindo deixando todos eles dentro, possibilitando assim a inundação das casas dos nossos povoados como Beira da Baixa, Perapendiba, Tesozinho, Malhada Alta e diversos outros povoados da região”, disse Maria de Beca preocupada com a situação em que devem ficar os moradores daquela região.

Além disso, os moradores reclamam da ausência de informações sobre o projeto. Segundo eles, os moradores da Região dos Campos não foram procurados para participarem das audiências públicas realizadas nas cidade de São João Batista, Viana e Pinheiro. “Não fomos convidados e nem sabíamos das reuniões e audiências que aconteceram em nenhum destes municípios”, terminou.

Folha de SJB

Uma resposta para “MORADORES DA REGIÃO DOS CAMPOS ESTÃO DESCONTENTES COM OS DIQUES DA BAIXADA”

  1. Quem critica esse projeto,não conhece e nem quis conhecer.As audiências aconteceram e foram bastante divulgadas,inclusive por Carlos Henrique,o galinho da educadora.Uma minoria que por egoismo e ignorância critica e perde a oportunidade de ficar quieto.Essa obra é a única ,repito,única oportunidade de mudar a realidade critica dessa que é a região mais miserável do estado.
    Cabe ainda dizer que o povo que reclama é o mesmo que toca fogo nos tesos,corta pau de mangue,rasga barragens pra pegar o pouco peixe no verão,caçam os poucos pássaros que restam,pegam o caranguejo na época do defeso,criam búfalos,enfim,não tem o minimo de responsabilidade com o futuro desse bioma e só se preocupam com a cheia em suas portas.Suas casas são feitas de sobrado(jirau),não é contando com as enchentes ???Deixem de falar sobre o que desconhecem,vamos pedir a Deus que o governo faça esses diques!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *