MORADORES DA REGIÃO DOS CAMPOS ESTÃO DESCONTENTES COM OS DIQUES DA BAIXADA

Maria de Beca reclama da construção / Foto: SEPPIR

Os moradores da Região dos Campos, zona rural da cidade de São João Batista, estão descontentes com a sondagem e topografia dos Diques da Baixada Maranhense. De acordo com o Governo do Estado, por meio do Projeto Diques da Baixada Maranhense serão construídos cerca de 70 km de um sistema de reservatórios com 24 a 26 vertedouros que coincidirão com os igarapés, evitando a inundação dos campos com água do mar e perenizando por mais tempo a água doce.

Diferentes das barragens, que costumam acumular água apenas de um lado, os diques permitirão que a água seja acumulada dos dois lados. O objetivo é controlar o nível de água nos campos, já que depois que termina o inverno, eles ficam secos e impróprios para qualquer processo produtivo. O projeto abrange os municípios de Viana, Matinha, São João Batista, São Vicente Ferrer, Cajapió, São Bento e Bacurituba. A obra consiste em um sistema de diques e vertedouros, em sentido paralelo à margem da baía de São Marcos.

Quem conhece bem a realidade social da Baixada Maranhense sabe do grande alcance social e do impacto positivo desse projeto para a nossa microrregião. Sem exagero, ele representa a redenção dos municípios abrangidos, com melhoria imediata no IDH da população rural beneficiada. Porém a população da população da Região dos Campos, anda insatisfeita com a sondagem e topografia do projeto que já começaram.

De acordo com uma das líderes comunitárias de lá, Dona Maria de Beca, a sondagem está sendo feita de modo irregular. “Ao invés de deixar os córregos de água fora dos diques, estão medindo deixando todos eles dentro, possibilitando assim a inundação das casas dos nossos povoados como Beira da Baixa, Perapendiba, Tesozinho, Malhada Alta e diversos outros povoados da região”, disse Maria de Beca preocupada com a situação em que devem ficar os moradores daquela região.

Além disso, os moradores reclamam da ausência de informações sobre o projeto. Segundo eles, os moradores da Região dos Campos não foram procurados para participarem das audiências públicas realizadas nas cidade de São João Batista, Viana e Pinheiro. “Não fomos convidados e nem sabíamos das reuniões e audiências que aconteceram em nenhum destes municípios”, terminou.

Folha de SJB


Em tempos de desinformação, o Blog do Jailson Mendes reforça o compromisso com o jornalismo profissional, comunitário e de qualidade. Nossa página produz diariamente informações na Baixada Maranhense de forma responsável e que você pode confiar.

Uma resposta para “MORADORES DA REGIÃO DOS CAMPOS ESTÃO DESCONTENTES COM OS DIQUES DA BAIXADA”

  1. Quem critica esse projeto,não conhece e nem quis conhecer.As audiências aconteceram e foram bastante divulgadas,inclusive por Carlos Henrique,o galinho da educadora.Uma minoria que por egoismo e ignorância critica e perde a oportunidade de ficar quieto.Essa obra é a única ,repito,única oportunidade de mudar a realidade critica dessa que é a região mais miserável do estado.
    Cabe ainda dizer que o povo que reclama é o mesmo que toca fogo nos tesos,corta pau de mangue,rasga barragens pra pegar o pouco peixe no verão,caçam os poucos pássaros que restam,pegam o caranguejo na época do defeso,criam búfalos,enfim,não tem o minimo de responsabilidade com o futuro desse bioma e só se preocupam com a cheia em suas portas.Suas casas são feitas de sobrado(jirau),não é contando com as enchentes ???Deixem de falar sobre o que desconhecem,vamos pedir a Deus que o governo faça esses diques!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.