LUIZ FIGUEIREDO HOMENAGEIA ADVOGADO SIMÃO PEDRO

Simão Pedro

O ex-prefeito da cidade de São João Batista, Luiz Figueiredo, homenageou esta semana o advogado joanino Simão Pedro Soares de Abreu, morto no dia 22 de dezembro do ano passado. A homenagem foi durante um pronunciamento do ex-prefeito na rádio local, Beira Campo. Simão Pedro foi advogado e procurador do estado do Maranhão. Confiram o que disse Luiz Figueiredo.

“No final da década de 60, três jovens se destacavam em São João Batista, os irmão Luiz e Fran Figueiredo e Simão Pedro Soares de Abreu. Em 1968, fui eleito prefeito do município, contando com a participação da juventude, liderada, dentre outros, por Simão Pedro, um jovem dotado de uma oratória fluente que se destacava fácil, galgando sempre projeções onde participava. Fran foi buscar estudos na capital cursando a Faculdade de Direito, sempre se destacando nas suas atividades profissionais.

Simão em razão das contingências continuava em São João Batista, ocupando o seu espaço, Chiquitinho o tratava com carinho e deferência, vislumbrando um futuro promissor para aquele jovem. Tenaz e obstinado, Simão seguiu angariando as maiores simpatias e não descuidou-se da leitura. Lia a Bíblia com obstinação, bons autores como forma de compensar a carência da educação. Qualquer visitante que o observava ficava impressionado com a sua desenvoltura.

Simão Pedro decidiu mudar-se para São Luis para sequenciar os seus estudos. Formou-se em direito para em seguida ser aprovado no Concurso Público para Procurador do Estado. Chiquitinho Figueiredo nunca esqueceu aquele talentoso jovem e reservou-lhe o cargo de vice-prefeito nas eleições de 1988. A derrota parece ter-lhe frustado todos os sonhos e ali ele resolveu não perseverá, mantendo-se mais arredio com relação a sua terra e seus amigos. A enfermidade (diabetes) que acometera foi implacável ao longo dos últimos anos, levando-o à óbito no dia 22 de dezembro de 2014.

Luiz Figueiredo

Frustados estão todos os seus amigos que não puderam lhe dá o ultimo ‘amplex’ (abraço em francês), termo muito citado por ele em suas tonificantes falas. Simão Pedro merece de nossa comunidade o respeito e deferência e dos poderes públicos do nosso município um grande reconhecimento. Descanse em paz Simão Pedro Soares de Abreu”.

Luiz Figueiredo e Magno Figueiredo

2 respostas para “LUIZ FIGUEIREDO HOMENAGEIA ADVOGADO SIMÃO PEDRO”

  1. Merecida homegem a um blilhante Joanino, um Homem de conhecimento refinado e muito culto, mantinha-se em constante atualização e como já mencionado de uma oratoria maestral. Orgulho-me de te-lo como tio, no qual tive inspiração para traçar e percorrer meus caminhos na vida.
    Em sua hamenagem coloquei o seu nome no meu filho SIMÃO PEDRO.

  2. Meu amado e admirado pai, exemplo de perseveranca e de um amor profundo por sua cidade natal e os muitos amigos que fez la.
    Merece todas as homenagens pois viveu intensamente seus propositos e conviccoes. Guardo com muito carinho seus conselhos e sua brilhate historia de vida. Obs dia 17/12 completara 2 anos de sua partida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *