SUGESTÕES PARA MELHORAR O MARANHÃO, POR DR. RAIMUNDO CUTRIM

Por Dr. Cutrim

Como conheço todo o estado do Maranhão e os demais estados da federação, vou descrever algumas ações que poderão ser úteis para o novo governo: – Trazer a Fiocruz para o Maranhão – produz vacinas, medicamentos da farmácia básica, e da AIDS e das doenças negligenciadas como a malária, esquistossomose e doença de Chagas. Tem os melhores laboratórios de pesquisa do planeta.

Dr. Cutrim ao lado do blogueiro Jailson Mendes, em visitá à nossa cidade

– Instalação de uma grande fábrica de beneficiamento da castanha e da polpa do caju no litoral nordeste do Maranhão. O “bagaço” desidratado pelo sol servirá para alimentação dos animais domésticos: aves, bovinos, caprinos e porcos. Já produzi polpa de caju, utilizando o “catitu” e o “tipiti” das casas de farinha no município de Santo Amaro.- Instalação de despolpadeiras na maioria dos municípios do Maranhão para retirada de polpa de frutas, principalmente da manga para auxiliar na merenda escolar. – Implantar o PAP – Programa de Alimentação Popular como fiz em São João Batista para produção de polpas de frutas e, farinhas: de peixe, de feijão, de arroz e de mandioca.

– Criação de capivaras nos campos alagados. É um animal de ganha peso rápido, produz em média 10 crias por ano e se alimenta da vegetação nativa. Tive uma criação destes animais em São João Batista. – Criação de patos e marrecos de Pequim principalmente nas áreas alagadas do Maranhão. As aves crescem rapidamente e vão para o abate em poucos meses. As penas servem de enchimento para casacos, fronhas e lençóis para exportação, e as vísceras servem para alimentação de peixes como o tambaqui. A alimentação dessas aves poderá ser fornecida à base de amêndoas de tucum, mesocarpo de babaçu, caule de mandioca, milho, semente de guarimã triturados em forrageiras que não custam mais que R$ 1.200,00.

– Produção de arroz mecanizado nos campos alagados da baixada e do litoral norte.- Produção de mel de abelhas em todo o litoral do Maranhão, aproveitando a florada dos manguezais. – Incentivar a produção de camarão de cativeiro em todo o litoral do Maranhão. – Construir o Centro Óptico do Maranhão para distribuição de óculos aos alunos das escolas estaduais e municipais. – Aumentar de 02 (duas) para 15 (quinze) unidades o programa Farmácia Popular do Brasil em São Luís e, de dois para vinte os Centros Especializados em Odontologia.

– Aumentar de 85 (oitenta e cinco) para 417 (quatrocentos e dezessete) as equipes do Programa Saúde da Família em São Luís. – Despoluir o Lago do Bacanga e Lagoa da Jansen para competições náuticas e passeio de lanchas e pedalinhos. – Construção de áreas de lazer no Sítio Serra Negra, no Centro de São Luís e no Vinhais (La Belle Parque). – Construção da Ponte Monte Castelo, ligando a Avenida Newton Bello ao Vinhais. – Reformar prédios do Centro de São Luís para abrigar as famílias de baixa renda. – Construção do metrô de superfície ligando o Maiobão, Cidade Operária, São Bernardo, Avenida dos Franceses, Africanos e Praia Grande. A outra linha sairia da Vila Nova-Anjo da Guarda, Bacanga, terminando na Praia Grande.

– Construção da estrada Bacabeira-São João Batista e da Santeiro (Viana)-Pedro do Rosário para chegar a rodovia Pará-Maranhão. – Construção dos diques da baixada, convocando as pessoas que realmente conheçam a região. – Financiamento de barcos e utensílios de pesca para todos os pescadores do litoral do Maranhão. – Incentivo a fabricação e distribuição do “machado ortopédico” para as quebradeiras de côco.

– Instalação de um comitê permanente composto principalmente por professores da UFMA, para sugerirem ações nas áreas de educação, saúde, saneamento, segurança, energia e produção de alimentos. – Construção de grandes cisternas comunitárias para captação de água das chuvas. Estas e outras sugestões foram publicadas no meu livro “O menino e o tempo” em 2013.

Dr. Raimundo Nonato Martins Cutrim, médico, Professor da UFMA, com mestrado e doutorado, especialista em doenças tropicais e controle de grandes endemias, deixa claro que quer ajudar o governo Flavio Dino.

Folha de SJB

Uma resposta para “SUGESTÕES PARA MELHORAR O MARANHÃO, POR DR. RAIMUNDO CUTRIM”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *