COMJUV DE SÃO JOÃO BATISTA VAI CONVOCAR SECRETÁRIO DE JUVENTUDE PARA SABER AÇÕES DA PASTA

O Conselho Municipal de Juventude de São João Batista aprovou ontem, 21 de novembro, uma convocação do titular da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude da cidade, Carlos Eduardo Santos, e do secretário adjunto da pasta, Fernando Santos. A deliberação foi aprovada durante a I Reunião Ordinária do Conselho de Juventude da cidade, formado por 32 membros titulares e suplentes.

Conselho de Juventude durante posse na Câmara de Vereadores

Presidido pelo jovem Jailson Mendes, o Comjuv discutiu as atuais ações da pasta e concluiu que outras ações precisam ser incorporadas dentro do Plano de Ação da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude. O órgão também concluiu que até agora não se viu ações de grandes proporções e resolveu chamar os titulares da pasta para dá explicações.

Na reunião também foi discutida a implementação do Sistema Nacional de Cultura, já que o município já aderiu ao sistema, e a criação do Plano Municipal de Juventude de São João Batista. Segundo o presidente do conselho, o Sistema Nacional de Cultura é um modelo de gestão e promoção de políticas públicas de cultura que pressupõe a ação conjunta dos entes da federação (governos federal, estadual e municipal) para democratização do setor.

A implementação do Sistema Nacional de Cultura faz parte das metas e ações do Plano Nacional de Cultura (PNC), que estabelece diretrizes e ações de incentivo à cultura. Seu objetivo é organizar as políticas culturais de forma descentralizada, dando continuidade a elas independentemente de mudanças de governantes. Também visa a possibilitar mecanismos de gestão e de investimento na cultura mais transparentes, por meio do controle social dos recursos e das políticas implementadas e promover a universalização do acesso a bens e serviços culturais e o fomento à produção.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *