CIDADES DIGITAIS: EMPRESA RESPONSÁVEL COMEÇA A DEMARCAR PONTOS DE ACESSOS EM SÃO JOÃO BATISTA

Amarildo e o min. Paulo Bernado, das Telecomunicações

Um técnico da empresa G4S Technology está em São João Batista demarcando os Pontos de Acessos para a infraestrutura do Programa Cidade Digital. A cidade de São João Batista foi um dos 21 municípios do Maranhão contemplada com o Cidades Digitais, que por é ligado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Ele está acompanhado por um dos coordenadores do projeto na cidade, Jailson Mendes, e da secretária-executiva da Prefeitura Municipal, Marcela Arouche. O projeto pretende modernizar a gestão municipal, oferecendo à população acesso a serviços de governo eletrônico e incentivando o desenvolvimento local.

O programa prevê a instalação de infraestrutura de conexão de rede entre órgãos públicos municipais e a instalação de aplicativos de governo eletrônico para gerir os setores financeiro, tributário, da saúde e da educação. A empresa foi contratada pelo Ministério das Comunicações que realiza o projeto em mais de 260 municípios do Brasil. Nesta primeira fase do projeto, estão sendo demarcados os Pontos de Acessos, que receberão os equipamentos estruturais, a exemplo dos racks e cabos.

São diversos pontos de acessos de internet que serão utilizados pelo Governo Municipal e pela população de São João Batista. Fórum da Juventude, Câmara Municipal, Secretarias Municipais, Cras, Farol da Juventude, UBSs, Hospital Municipal, Biblioteca Municipal e praças públicas terão, a partir da implantação do projeto, internet de graça e de boa qualidade. Sendo os técnicos da empresa, a primeira fase é de demarcação dos pontos, e partir de dezembro ou janeiro, a empresa começa o serviço de implantação das fibras óticas na cidade.

O objetivo do programa é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Para isso, atua nas seguintes frentes: Construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais; Disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras, nas áreas financeira, tributária, de saúde e educação; Capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede; e Oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. ““São João Batista entrará efetivamente na era digital de primeira linha, com internet Banda Larga Digital alimentada por fibras óticas que a distinguirá como poucas no Brasil “, ressaltou o prefeito da cidade, Amarildo Pinheiro.

Técnico visitou a escola ‘Ateniense’, que será beneficiada com o projeto

Além destes benefícios, os jovens da cidade terão a oportunidade de passar por 10 cursos na área de informática: administrador de Banco de Dados, Cabista de Sistema de Telecomunicações, Desenhista de Produtos Gráficos Web, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Montador e Reparador de Computadores, Operador de Computadores, Programador de Sistemas, Programador de Web, Montador e Reparar de Periféricos e Programador de Dispositivos Móveis.

Folha de SJB

Uma resposta para “CIDADES DIGITAIS: EMPRESA RESPONSÁVEL COMEÇA A DEMARCAR PONTOS DE ACESSOS EM SÃO JOÃO BATISTA”

  1. Hoje eh 1abril? Ops! Já passou. Verdade mesmo rapaz
    Isso ai de internet de graça em fibra óptica está chegando aqui? Me belisca q to dormindo
    Coisa de primeiro mundo aqui em nossa terrinha e de graça? Esse Amaral tem cada uma. E pensar q isso ele já falava lá na gente igual essas obras ai que ninguém acreditava. Arriba sao joao batista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *