COLUNA DO JERSAN: SUA EXCELÊNCIA, O CORRUPTO

O Brasil é um dos mais corruptos do mundo. Isso todos sabem. Também sabemos que a impunidade, especialmente para esse tipo de crime, corre solta. As autoridades, funcionários públicos com poder de decisão, pelo que parece, perderam a vergonha, e agem com naturalidade para tirarem proveitos pessoais e enricarem ilicitamente a custa do dinheiro público. E o péssimo exemplo vem exatamente de quem deveria fiscalizar a aplicação dos recursos: do Congresso Nacional, onde quase metade dos seus membros responde a processos, e, a maioria deles por ato de improbidade administrativa quando eram governadores ou prefeitos nos seus respectivos estados. 

Esses congressistas, apesar de corruptos são tratados de excelência pelos seus pares e por outrem. Mas a corrupção no Brasil é fato tão comum que ser corrupto, hoje, é titularidade “enaltecedora” por excelência. Daí entender que qualquer agente desse “seleto” grupo – que já pensa em criar uma associação no país – deveria exigir o tratamento dado aos parlamentares: sua excelência, o corrupto. 

E as autoridades que os julgam, indiretamente contribuem para a impunidade crescer. O Tribunal de Contas do Estado, por exemplo, em muitos casos, quando decide julgar a prestação de contas de uma prefeitura, o prefeito já é ex-prefeito; está à beira da morte ou já morreu… A celeridade no julgamento acontece raramente, e quando o gestor é considerado um “homem sem sorte”. 

A grande parcela (honesta) da sociedade brasileira já não acredita mais na eficiência e na lisura das autoridades fiscalizadoras e julgadoras. O caso dos envolvidos no “Mensalão”, maior escândalo de corrupção e fraude já visto no país, é um exemplo de como a legislação, pelas falhas identificadas e criticadas favorece os corruptos. A propósito, o julgamento dos recursos infringentes, deverá ser retomado esta semana pelo STF. Alguém acredita que Zé Dirceu, identificado como chefe da quadrilha vai parar na cadeia? Então tá! 

ROSEANA ASSUSTA 

A governadora Roseana Sarney inaugurou 81 leitos no Hospital Carlos Macieira e entregou à população 50 novas ambulâncias que “desfilaram” pelas principais avenidas e bairros de São Luís, na última quarta-feira (06-11). Não se sabe se essas ambulâncias voltaram ao estacionamento ou se estão mesmo a serviço da população. O certo é que esse movimento mexeu com os incrédulos da sua força política que, para muitos, estaria debilitada. 

Roseana mostrou prestígio, também, no dia seguinte, no Espaço Renascença, ao discursar – na presença dos ministros Edson Lobão (Minas e Energia), Idele Salvatti (Relações Institucionais) e Gastão Vieira (Turismo) no Encontro Estadual com prefeitos e prefeitas do Maranhão. Além de gestores municipais, participaram, também, do encontro, vices- prefeitos, secretários e outras autoridades. Objetivo seria prestar informações sobre programas federais e financiamento de projetos, mas acabou transformado em palanque político em prol da pré-candidatura de Luís Fernando, que tem o incondicional apoio de Roseana, Lobão e Gastão. 

UMA SÓ BANDEIRA 

O pré-candidato Flávio Dino (PCdoB) está identificado como o principal adversário da oligarquia maranhense comandada pelo senador José Sarney e pela governadora Roseana Sarney. Tudo bem. Ele e o candidato Luís Fernando (PMDB), porém, apóiam a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Como, então, ficariam os palanques de ambos sem a presença de Dilma? Sim, porque quando há disputa entre dois correligionários ela estrategicamente não participa de campanhas nesses estados, ou participa dos dois. Nesse caso fica claro que Roseana e o seu candidato defendem a mesma bandeira de Flávio Dino que é a do PT da Presidente Dilma. Lula não sai do sovaco de Sarney e vice-versa e, daí, a confusão na cabeça do eleitor. Já tem gente pregando publicamente: “se o Brasil não muda o Maranhão também não.” Tá… 

SEMANA MOVIMENTADA I 

Ao saber da tentativa de invasão da Delegacia de São João Batista por cinco elementos que estariam dispostos a libertar uma presa, culminando com a morte do carcereiro Lourenço Santos Coelho e dois bandidos, o prefeito Amarildo Pinheiro imediatamente seguiu para o município para acompanhar o desenrolar dos acontecimentos. Na segunda-feira, dia seguinte da tragédia, policiais militares de Viana foram deslocados para São João Batista para colaborar na prisão dos três foragidos. Um deles, identificado como Mário Belfort teria sido capturado na última quinta-feira. 

SEMANA MOVIMENTADA II 

Amarildo tomou providências administrativas e na presença de vereadores e secretários assinou dois Termos de Ajustamento de Conduta, conjuntamente com a promotora Maria do Nascimento. Um trata de resíduos sólidos e seu aproveitamento e o outro referente à Educação que precisa cada vez mais elevar o nível e manter os alunos nas salas de aulas. 

SEMANA MOVIMENTADA III 

Técnicos da PRONATEC avaliaram os cursos profissionalizantes ministrados em São João Batista como os melhores da região e destacaram o trabalho positivo da Primeira Dama e secretária de Desenvolvimento Social, Ire Pinheiro. Duzentos e cinqüenta alunos concluíram os cursos e receberam bolsa, em média de R$ 400,00. Outras turmas estão em andamento e concluirão os seus estudos ainda este ano. Toda essa movimentação foi acompanhada de perto pelo prefeito Amarildo Pinheiro que na quinta-feira (07) retornou e participou, em São Luís, do Encontro dos prefeitos e prefeitas, e os ministros Edson Lobão, Gastão Vieira e Ideli Salvatti. 
Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *