CISTERNAS COMEÇAM A CHEGAR NOS POVOADOS DE SÃO JOÃO BATISTA

A Prefeitura Municipal de São João Batista informou que as 120 cisternas que irão beneficiar povoados já estão começando a chegar nos povoados da nossa cidade. A parceria foi firmada pelo prefeito Amarildo Pinheiro através do Governo Federal, que instalará cisternas em casas que vivem em situação de estiagem. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) já beneficiou com cisternas do programa Água para Todos mais de 20 mil pessoas dentro da área de atuação da empresa no Maranhão. Cada cisterna pode armazenar 16 mil litros de água durante os períodos de chuva.

Serginho, Claudio Azevedo e Amarildo Pinheiro
As cisternas instaladas pela companhia são de polietileno e as principais vantagens do material são a resistência, a rapidez de instalação e as condições de armazenamento da água, que impedem a incidência de luz solar e evitam a proliferação de algas que podem causar danos à água. A região mais beneficiada está sendo a Região dos Campos, que abrange vários povoados, e que mais sofre com a falta de água em São João Batista.
No Maranhão houve instalação de cisternas nos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Anajatuba, Arari, Cantanhede, Codó, Matões do Norte, Miranda do Norte, Peritoró, Pirapemas, São Mateus do Maranhão, Viana e Vitória do Mearim. Outros municípios que estão recebendo cisternas são: Capinzal do Norte, Coroatá, São João Batista e São João do Sóter. A meta inicial de instalação de 4.302 cisternas já foi concluída. Existe ainda um aditivo para mais 1.075 cisternas, o que aumenta a meta atual para 5.377 unidades.
Cisternas em São João Batista
Assim, de um total de 69.524 cisternas instaladas pela Codevasf até a primeira quinzena deste mês de outubro em toda sua área de atuação, o Programa Água para Todos atende em caráter especial a determinados casos, sempre com autorização do Comitê Gestor Nacional. Neste sentido, foram instaladas cisternas em 504 escolas distribuídas na área de atuação da Codevasf. Nelas 28.883 alunos são beneficiados diariamente. 


Somente no Maranhão, 91 escolas tiveram cisternas instaladas pela Superintendência Regional da Codevasf no Estado. E mais: 93 postos de saúde de municípios pertencentes à área de atuação da Codevasf receberam cisternas. Eles beneficiam diariamente 3.214 pessoas. No Maranhão foram 5 postos de saúde. Além disso, 2.922 pessoas foram incluídas no Programa Água para Todos por meio da Busca Ativa; desse total, 418 estão no estado do Maranhão.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *