CODEVASF COMEÇA A VISITAR ÁREAS ONDE SERÃO INSTALADAS CISTERNAS

As 120 cisternas de polietileno para consumo humano de água previstas para serem instaladas até o final desse ano em São João Batista, dentro do programa Água para Todos, já estão na cidade. As primeiras localidades a serem entregues serão a Região dos Campos, onde a necessidade de água é a maior em todo o território do nosso município. O projeto é uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Ontem técnicos da Codevasf visitaram a Região dos Campos. Estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura, Serginho Castro, e o presidente do Comitê Gestor do Programa “Água para todos” em São João Batista, Zé de Beja. Outros membros do comitê também se fizeram presentes nas visitas. Os povoados Perabendiba e Ervanço I e II serão os primeiros a serem beneficiados com a implantação das cisternas que já estão em solos joaninos.
As ações do Água para Todos no nosso município vão iniciar nos povoados com o trabalho de cadastramento e validação de famílias potencialmente beneficiárias do programa a partir de dados do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadUnico) – o mesmo que alimenta o programa Bolsa Família. Para isso foi marcada uma próxima reunião na terça-feira próxima com todos os habitantes para a coleta das informações.
Para execução do programa  foi formado um Comitê Gestor Municipal do Água para Todos, constituído por representantes do poder público local e de instituições da sociedade civil como associações, sindicatos, igrejas, prefeitura municipal, entre outros. O comitê é responsável por acompanhar todas as fases da iniciativa do Governo Federal, constituindo-se num elo entre as comunidades e a Codevasf. “Além disso, cada comunidade beneficiada deve Comissão Comunitária eleita pelos membros do próprio povoado, que tem como papel acompanhar a execução do programa em sua localidade”, disse o presidente do Comitê Municipal, Zé de Beja.
O programa foi pleiteado no começo deste ano pelo prefeito Amarildo Pinheiro. Daí então técnicos da companhia já visitaram várias vezes a cidade para diagnosticar a carência de água em povoados de São João Batista e tratar das implantações das cisternas. De acordo com o secretário de Agricultura, Serginho Castro, a previsão é que até o final deste ano todas as 120 cisternas já estejam implantadas. Para o engenheiro da Codevasf, Henrique Gueuber, a parceria feita a companhia e a prefeitura foi muito importante e disse que a gestão deve buscar outros meios para garantir mais cisternas.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *