COLUNA DO PROFESSOR MARCONDES: ATENIENSE, O COLÉGIO

Professor Marcondes
A história de nosso município, apesar de pequena e nova, contém fatos interessantes e decisivos que asseguram a identidade joanina, a exemplo de tantas e tantas outras que, juntadas num universo maior, compõem a história nacional brasileira em seus múltiplos aspectos constitutivos, mas que sempre tem na educação a base de todos os processos de crescimento, pois o saber é, sem dúvidas ou necessidades de maiores argumentações, o fundamento do progresso individual e social de um povo. 

Desde 1995, quando começamos uma escola particular, fruto da iniciativa de cidadãos bem intencionados, sonhadores e pioneiros em muitas atividades, tem-nos sido possível participar construtivamente da história de São João Batista com fé e luta. Há 16 anos, portanto, o Colégio Ateniense faz-se parceiro da comunidade, num reconhecido e referencial trabalho educacional, pautado num compromisso de formar cidadãos, expresso enfaticamente em seu slogan inicial: “Educação com qualidade e eficiência”. 

A concretização de um sonho carece de um foco racional e possível, competência e vontade para que as ideias e os pensamentos possam se estruturar e nós que mantemos, ao longo dos anos, as funções deste colégio acrescentamos mais um ingrediente especial em nossa labuta diária, a fim de elevarmos condignamente o nome do Ateniense: o amor pelo que fazemos. O progresso só é possível com liberdade, espaço para a livre iniciativa e educação de qualidade. Temos plena consciência que administrar uma escola não é tarefa fácil. 

Por isso, nada como buscar a ajuda daqueles com os quais podemos contar e é assim que buscamos as famílias de nossos alunos o tempo todo, às vezes mal julgados, não entendidos por algumas, mas graças a Deus apoiados pela maioria! Formamos uma parceria vitoriosa, responsável – os pais assumem conosco o compromisso de construir a identidade e singularidade de nossos educandos. Para nós, diretores e professores do Colégio Ateniense, o Saber é o fundamento da cidadania, a Ética é o conjunto de princípios reguladores da Moral para qualquer iniciativa, o Trabalho é o instrumento digno para a realização de objetivos e o Progresso, nós vislumbramos como o horizonte a ser alcançado pela aplicação de cada ação diária. São valores assim que norteiam o Colégio Ateniense desde 1995. 

A partir deles é que desenvolvemos estratégias, recursos, projetos e sistemas inovadores que colaboram para transformar a educação e que se traduzem em um ensino de qualidade, ensino que ajuda a formar um país mais justo, mais humano, com melhor qualidade de vida para os joaninos, maranhenses, brasileiros. Temos consciência de que a educação como um todo segue, como um rio caudaloso, por um leito irregular, apertado, às vezes, por margens que se estreitam e n’outras se distanciam, sinuoso em reentrâncias e saliências de um meandro provocado pelas dessemelhanças tão normais na vida, onde despontam os bons e os maus, os responsáveis e os aproveitadores, os competentes e os inaptos, os que amam fraternal e responsavelmente sua profissão e aqueles que apenas cumprem uma tabela, sem ideais de vitória e destaque – apenas mercenários de uma ganância insana em prover a vida de atributos materiais. 

Para estes, não foi feito o campo do trabalho educacional, porém ascende-lhes a triste realidade de uma educação caótica e infrutífera. Acreditamos em uma educação pautada na experiência envolvida no contexto histórico, aprofundada na argumentação e interpretação das proposições baseadas no cotidiano. E é desta forma que pretendemos formar cidadãos que saibam pensar com praticidade e agir com conhecimento intelectual, fundamentando-se em valores humanos. Presenciamos o desenvolvimento tecnológico que revoluciona o modo de pensar e viver das sociedades e sabemos que isto provém de uma educação que se moderniza e amplia os limites incomensuráveis do saber e do aprender. 

Nosso cotidiano escolar, seja na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, não encerra um dia sem que tenhamos semeado, desabrochado ou mesmo regado uma ideia que nos possibilite um determinado avanço em nosso propósito. Sustenta-nos a credibilidade de uma estrutura funcional onde a maioria dos valores humanos que a compõe atua com competente desenvoltura. Acreditamos no que fazemos como ações segmentares de um projeto eficiente de trabalho educativo e todo objetivo alcançado é fonte de inspiração para nós profissionais do Colégio Ateniense, que nunca nos disporemos a parar de aprender. Saudades!!!. Texto produzido quando era diretor adjunto da escola Ateniense.

Folha de SJB

6 respostas para “COLUNA DO PROFESSOR MARCONDES: ATENIENSE, O COLÉGIO”

  1. Saudade dessa escola que foi a melhor da cidade
    Foi onde se conseguiram encarar um vestibular com igualdade com outros alunos da capital
    Parabens aos professores idealizadores dessa escola e a todos que colaboraram para uma boa educação e conhecimento para os alunos que encararam uma educação superior em universidade publica

  2. ME PERGUNTO MUI…TO,ME PERGUNTO MUI…TO,??????????????????PROFESSOR MARCONDES, TANTO APOIO DOS PAIS, OU MELHOR A NATA, A SOCIEDADE JOANINA.QUEM ERROU?

  3. Por que não falar então do Colégio Pan-Americano que o senhor mesmo fundou após desavenças no Colégio Ateniense? Se é pra falar, fala de todos então, querido!

  4. Fui aluna do Colégio Ateniense, momentos inesquecíveis onde tivemos excelentes professores como Iolanda, Salvador, Santiago, Luis Fernandes, Cristiane, César Soares, Raimundinho de Corina, Marinalva, Vandison, Mariana, Dudu, Juvenal, Regina, Ana Lucia…dentre outros que no momento não lembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *