GOVERNO E APICULTORES ORGANIZAM COOPERATIVA DO MEL EM SÃO JOÃO BATISTA

Amarildo Pinheiro
O secretário municipal de Administração, advogado Carlos Antonio Sousa, informou ao Blog Folha de SJB que o processo de criação da Cooperativa dos Apicultores está em ritmo acelerado. Com o efetivo do prefeito Amarildo Pinheiro, as secretarias de Agricultura e de Planejamento e Administração estão, juntamente com os apicultores, criando uma organização que visa voltar aos tempos de produção de mel em grande escala.

De acordo com Carlos Antonio, uma Assembleia Geral está marcada para o próximo dia 18 de setembro, para a aprovação do estatuto da cooperativa. Cerca de 20 apicultores estão envolvidos diretamente na criação da entidade. “A cooperativa vai ajudar os apicultores, por meio de convênio, desde a aquisição de instrumentos e insumos até a organização da venda de mel’, disse o secretário. 

Em razão de que os apicultores de outros estados levarem o mel e não pagam nenhum tipo de imposto, o ICMS por exemplo, o prefeito Amarildo Pinheiro será recebido pelo secretário de estado da Fazenda no dia 16 de setembro para tratar da criação de uma barreira fiscal na cidade de São João Batista. Esta reunião está marcada para ser realizada em São Luis.

A iniciativa da criação da cooperativa da Casa do Mel e da cooperativa, por parte do prefeito, visa dentre outras coisas evitar a saída de divisas (dinheiro ou receita), pois só no ano passado o município deixou de arrecadar em torno de 180 mil reais, decorrente da venda do mel para outros estados. 
Reunião dos Apicultores na Colônia de Pescadores
Assim o prefeito Amarildo pretende, com apoio do Governo do Estado, criar o Serviço de Inspeção Municipal e esta deverá cobrar em torno de 5% uma taxa sobre o valor da mercadoria, conforme determina a Lei Orgânica do Município.

Folha de SJB

Uma resposta para “GOVERNO E APICULTORES ORGANIZAM COOPERATIVA DO MEL EM SÃO JOÃO BATISTA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *