PROJETO DE DIQUES DA BAIXADA COMEÇARÁ A SER LICITADO HOJE

A pedido do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) esteve em reunião com o presidente da Codevasf(Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), Elmo Vaz, e o diretor da companhia, Guilherme Almeida, para cobrar o projeto dos diques da Baixada Maranhense. Ao ser questionado pelo parlamentar sobre o andamento da licitação, o presidente Elmo Vaz explicou que o projeto teve que passar por uma adaptação.
Campos da Baixada
“Nós tivemos que fazer uma adaptação do projeto, porque o projeto, na verdade, ele existia, entretanto, o rigor da União, do governo federal, da Codevasf é muito maior do que o do estado”, disse. De acordo com Elmo, devido a essa adaptação o projeto finalmente foi viabilizado e no próximo dia 10, hoje, será aberta a licitação do Anteprojeto de Engenharia para conhecimento da empresa vencedora. 

“Esperamos que no dia 10 a empresa vencedora seja conhecida, torcer que seja uma boa empresa, uma empresa que possa fazer um bom projeto, um bom trabalho, e que a gente em breve possa estar licitando as obras no regime RDC, que é o Regime Diferenciado de Contratação”, disse o presidente.  Conforme havia garantido o ministro Fernando Bezerra ao deputado Chiquinho Escórcio durante audiência, Elmo Vaz ratificou que os recursos de R$ 150 milhões para a obra estão assegurados.“Essa obra está assegurado os recursos dentro do PAC e com certeza ela terá início e fim”, afirmou. 

OBRA

De acordo com o projeto dos Diques da Baixada e conforme explicou o presidente da Codevasf, a obra terá várias finalidades e servirá a diversos usos, desde a regularização das águas, onde será feito um projeto de diques para segurar a água dos rios e impedir que a água do mar (salobra) adentre nessa região, fazendo uma separação através do controle de comportas e propiciando, com isso, projetos de irrigação no entorno das águas que vão sendo acumuladas. 

Também serão desenvolvidos projetos de piscicultura e, principalmente a rizicultura, que é muito forte naquela área, além de outras atividades como pecuária e desenvolvimento regional como um todo. Os diques da Baixada abrangerão os municípios de Viana, Matinha, São João Batista, São Vicente Ferrer, Cajapió, São Bento e Bacurituba, com extensão total de 71,2 Km, abrangendo a porção central da Baixada Ocidental Maranhense, numa área total de 1.478 km².

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *