PREFEITURA E APICULTORES DISCUTEM REATIVAÇÃO DA CASA DO MEL DE SÃO JOÃO BATISTA

Os secretários municipais de Administração, Carlos Antônio, e de Agricultura, Serginho Castro, se reuniram hoje pela manhã com os apicultores da cidade de São João Batista. O encontro foi realizado na Colônia de Pescadores e reuniu quase 20 apicultores de diversos povoados. Se fizeram presentes também o secretário adjunto de Agricultura, Zé de Beija, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Dino Martins.
Secretários Carlos Antonio e Serginho Castro
No encontro estavam quase 20 apicultores e também o presidente da Associação dos Apicultores de São João Batista, Manoel Santos. O secretário de administração, Carlos Antonio, começou a reunião fazendo uma exposição de ideias sobre a Apicultura na cidade, o que foi compartilhado, também, pelo secretário de Agricultura, Serginho Castro.

O objetivo maior da reunião, segundo os secretários, foi estabelecer diretrizes para a reativação da Casa do Mel da cidade e discutir a criação da Cooperativa dos Apicultores do município. Serginho Castro, em sua fala, expôs a importância da casa. “Antes a cidade de São João Batista era uma grande produtora de mel, onde se exportava em grandes quantidade e nosso objetivo maior agora é voltar a produzir mel em grande escala”, afirmou o secretário.
Já o secretário adjunto de agricultura, Zé de Beija, a reativação da Casa do Mel só vem trazer benefícios para a cidade que antes era exemplo de venda de mel no Maranhão. Depois foi a vez dos apicultores darem sua ideias. Já que existe uma associação, o presidente da entidade, senhor Manoel, disse que é preciso também que se faça um levantamento dos apicultores do município. De acordo com ele, os povoados Ervanço, Raposa e Região dos Campos são os povoados que mais tem apicultores.

A reunião terminou com os encaminhamentos dados levantados pelo secretário de administração, Carlos Antonio, que propôs uma outra reunião com os apicultores e o prefeito para apresentar as ideias. Nesta reunião ficou acertado que se dará um levantamento de quantos apicultores existe na cidade, o orçamento geral da reativação da Casa do Mel, apresentação e aprovação do estatuto da cooperativa e eleição da diretoria.
O secretário terminou dizendo que já conversou com o prefeito Amarildo Pinheiro, que disse está disposto para melhorar a cidade de São João Batista também nesse setor. “Nós já tivemos uma conversa prévia com o prefeito e ele já sinalizou que dará todo o apoio necessário para que a cidade de São João Batista volte a ser modelo de produção de mel no Maranhão e no Brasil”, terminou o secretário.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *