JERSAN ARAÚJO FALA SOBRE AUSÊNCIA DE ZEQUINHA SOARES DURANTE VISITA DA GOVERNADORA

Coluna do Jersan

Jersan Araújo

Dando prosseguimento às visitas às diversas regiões do estado, a governadora Roseana Sarney, acompanhada de parte da sua equipe, inclusive o pré-candidato a governador Luís Fernando, passou por mais três municípios da Baixada Ocidental, na última terça-feira: São Vicente Férrer, São João Batista e São Bento. Em São João Batista, por volta de meio-dia, a caravana foi recebida por um animado grupo de aproximadamente 300 pessoas, lideradas pelo prefeito Amarildo Pinheiro. 


Para quem conhece a política e os políticos de São João Batista, foi estranho a ausência do ex-prefeito e aliado (?) da governadora Zequinha Soares e da esposa dele. Surama Soares, que, depois de perder a eleição de 2012, teria sido nomeada por Roseana para o cargo de conselheira estadual de Educação. 

Já o prefeito Amarildo Pinheiro, acompanhado de oito dos 11 vereadores que o apoiam, embora não pertencendo ao seu partido político, demonstrou muita satisfação em receber no seu município a governadora Roseana Sarney e equipe e teria ouvido do secretário Clodomir Paz a informação de que, ali, observava-se a melhor manifestação nas visitas já realizadas naquela região. 

A recuperação da estrada que liga a sede do município a MA-014 foi prometida além de liberação de emendas parlamentares para recuperar estradas vicinais e construção de açudes. Também foram distribuídas rações para peixes criados em cativeiro nos povoados. 

Agora a oposição espera a ida de Flávio Dino com o “seu Diálogos pelo Maranhão” para avaliar quem atrairá mais interesse do povo joanino que, como em outras regiões do estado, clama por mudança nas práticas políticas e administrativas no país inteiro. 

BLINDADOS 

Muitos prefeitos maranhenses, ligados a autoridades do judiciário, do governo e dos conselhos fiscalizadores, sentem-se completamente blindados, isentos de qualquer tipo pressão, mesmo cometendo erros no manuseio e aplicação do dinheiro público. Esse filme eu já vi e o fim foi perturbador para o gestor ao sentir-se, ao final de tudo, encrencado e abandonado. Lembrem-se, senhores, que neste mundo de cão o homem mede o valor dele pelo que representa e pelo cargo que tem, e nada é eterno: um dia a casa cai… 

A impressão que se tem, observando-se o comportamento de alguns prefeitos, por exemplo, é que eles pensam em nunca mais descer do pedestal e não se preparam para voltar à planície nem como serão recebido pelos seus amigos verdadeiros que não vão cobrar por “conselhos” e nem lhes prometem o milagre que a tal blindagem prometida pode proporcionar-lhes: decepção. 

CANDIDATO 

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) ex-deputado Edmar Cutrim, que já tem um filho prefeito (Gil Cutrim – São José de Ribamar), quer emplacar o outro (Glauber Cutrim) como deputado estadual nas eleições de 2014. Para tanto já teria acertado o apoio de pelo menos 20 prefeitos, incluindo, claro, o irmão. Tradicional seguidor do grupo Sarney, Edmar Cutrim é um articulador de confiança de Roseana e tem alcançado sucesso em todas as suas investidas. 

Segundo informações do “Blog do Cardoso”, Edmar Cutrim deu o aval de vários deputados para pleitear a indicação do seu nome como candidato ao Senado, para disputar a única cadeira disponível, hoje ocupada pelo senador Epitácio Cafeteira, que não seria candidato à reeleição. 

Outras fontes informaram à coluna que mesmo com a saúde fragilidade, recentemente Cafeteira teria afirmado que será, sim, candidato. Mas, na verdade, segundo a mesma fonte, essa manifestação do Cafifa teria o objetivo de abrir uma brecha para emplacar o deputado Rogério Cafeteira na vaga do Iedo Lobão, que vai se aposentar como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Tudo é negócio na famigerada política brasileira. 

CONFIRMADA 

O ex-ministro José Dirceu teve a sua condenação confirmada pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Daí, ir para a cadeia é um passo que poderá demorar muito. De réu ele se identifica como vítima e conseguiu transmitir esse sentimento pelo menos a três ministros do STF, que queriam a redução da pena imposta a ele. O povo brasileiro é sentimental e, de repetente, pode passar a ter pena do Zé. 

ROSEANA 

Os advogados de acusação no processo que o ex-governador José Reinaldo pede a cassação da governadora Roseana Sarney por abuso de poder político e econômico, nas eleições de 2010, acreditam que até o final deste ano o Tribunal Superior Eleitoral vai julgá-lo. Acreditam, também, que Roseana será cassada. E vocês, caros leitores, o que acham? O meu e-mail está à disposição de todos. Podem opinar, identificando-se ou não. Fonte: Blog do Jersan.

Folha de SJB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *