ESCOLA ‘ATENIENSE’ COMEMORA DIA DO FOLCLORE

Em comemoração ao Dia Mundial do Folclore, celebrado em 22 de agosto, a Escola Municipal Unidade Integrada Ateniense esteve realizando atividades recreativas para comemorar a passagem da data. O evento foi realizado na Praça da Matriz e coordenado pelo diretor da instituição de ensino, Elinaldo Nunes, e desenvolvidos pelos professores.
A turma da Educação Infantil relembrou várias brincadeiras e lendas antigas. Saci-pererê, Curupira e Índio Mani foram algumas lendas relembradas durante a Aula Pública sobre o Dia do Folclore. Foi uma manhã inteira de muita diversão e alegria para os alunos da Educação Infantil, na qual até mesmo o professor Elinaldo caiu no ritmo e brincou junto com as crianças.

De acordo com o diretor, a festa folclórica teve como objetivo transmitir cultura, resgatando valores passados de geração a geração, e ao mesmo proporcionar momentos de lazer para os alunos da Educação Infantil. O secretário de educação, professor Aguiar, elogiou a iniciativa da instituição. Para o secretário é muito importante a realização de atividades como essas.
“Vê a alegria e satisfação que se estampam nos olhos destes pequeninos, em atividades como estas, só ratifica, em nós, a certeza de que não bastam simplesmente aulas conteudista que se limitam no minúsculo universo, se é que se pode chamar assim, de uma sala de aula para que se construa saberes significativos. Parabéns Família Ateniense”, afirmou o secretário num comentário postado em uma rede social.

CRIAÇÃO DA DATA

O Congresso Nacional Brasileiro, oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada. O dia 22 de agosto é importante também, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.

COMEMORAÇÃO

O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centrou culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc.

Folha de SJB

Uma resposta para “ESCOLA ‘ATENIENSE’ COMEMORA DIA DO FOLCLORE”

  1. Meu nobre amigo,as atividades foram idealizadas e realizadas pelas professoras, o diretor apenas deu apoio à iniciativa das docentes o mérito é todo delas, aliás um trabalho belíssimo o qual eu gostaria de parabenizá-las pela iniciativa. O Ateniense agradece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *