PREFEITURA E POPULAÇÃO DISCUTEM PLANO PLURIANUAL HOJE

Assis Araújo
A Prefeitura Municipal de São João Batista, por meio da Secretaria Municipal de Governo, e a Sociedade Civil discute hoje o PPA- Plano Plurianual da cidade, através de um Fórum Municipal. O evento contará com a presença do prefeito Amarildo Pinheiro e do secretário Assis Araújo, e será realizado na sede da Colônia de Pescadores, no centro da cidade.

“É um grande plano de Governo que organiza as demandas da sociedade nas áreas de saúde, educação, ciência e tecnologia, assistência social, segurança pública, justiça, trabalho e renda, agricultura, entre outras.O PPA define a orientação estratégica do governo, as metas e prioridades para um período de 4 anos, iniciando no 2º ano de um governo e terminando no 1º ano do governo seguinte, além de servir de base para o desenho das outras peças orçamentárias: LDO e LOA”, antecipou o prefeito Amarildo Pinheiro.

Já para o secretário Assis Araújo o PPA é muito importante para a população. “É uma Lei, aprovada pelo Poder Legislativo (no caso de São João Batista, quem aprova é a Câmara Municipal). É obrigatório para a União, para o Distrito Federal, para os Estados e para todos os Municípios. E mais, o PPA é organizado numa base estratégica composta de princípios, diretrizes, resultados estratégicos de governo, programas e ações”, afirmou Assis.

O PPA

As diretrizes são orientações mais gerais, com as quais o Governo se compromete seguir quando define os seus programas e ações. Ex. “Fazer mais e melhor para todos os joaninos em todas as regiões. Resultados estratégicos são grandes objetivos que devem ser alcançados pelo Governo, geralmente, ao final dos 4 anos da Gestão Pública, e de grande impacto para a população, como a redução da pobreza, emprego e geração de renda, segurança, educação, etc. 

Para alcançar esses resultados, a ação de Governo se organiza em programas. Os programas visam solucionar problemas, atender demandas ou ainda criar oportunidades de desenvolvimento e crescimento para as populações das cidades e do campo. As ações são projetos ou atividades que visam proporcionar um bem ou serviço para atendimento das demandas da sociedade. 

Sensibilização e mobilização dos atores sociais, com vistas a construir a representatividade dos diversos segmentos de cada região a exemplo do Poder Público Municipal, empresários, movimentos sociais, entidades sindicais, conselhos, ONGS, e entidades religiosas. Oficinas que consistam na construção das propostas de ações regionais, priorização e pactuação das propostas regionais, que permitam a validação das propostas por regiões.

O objetivo é priorizar as demandas das regiões e suas propostas, para que o Governo não venha com um plano acabado, de cima para baixo. Como os recursos são limitados, o Governo precisa fazer um bom planejamento junto com a população. Formando parcerias, dividindo responsabilidades, para que todos possam ser participantes desse processo coletivo.


Folha de SJB

4 respostas para “PREFEITURA E POPULAÇÃO DISCUTEM PLANO PLURIANUAL HOJE”

  1. Alunos do Acrísio Figueiredo são explusos das salas de aulas a acontapé xingamentos e vaias, pela diretora simplismente por estarem de sandálía causando um grande constrangimento há mais de 27 alunos uma vergonha!

    Dayane Bastos
    há 15 horas
    Estou acessando o face não para ofender ninguem,mas para reivindicar meus direitos…
    Pois hj ocorreu um fato q nos deixou revoltados.
    Pq ”nos” alunos do ACRISÍO FIGUEIREDO de determinado turno somos diferenciados dos outros turnos,somos alunos tambem com direitos e deveres iguais dentro da escola…Hj pela tarde mais de vinte alunos foram retirados da escola por causa dos seus calçados…..
    Pq a direção não se importa cm tais problemas da escola do q cm os calçados dos alunos????
    Sim devemos cunprir nossos deveres,mas na condição q nossos direitos sejam respeitados….Os direitos são pra tds e não para alguns…
    Será que os alunos aprendem cm os pés ou cm as suas capacidades e interesses?
    Qm estava alí jamais esquecerá daquela situação….
    ACRÍSIO FIGUEIREDO “EDUCAÇÃO COM RESPONSABILIDADE E SERIEDADE” KKKK DA ATÉ PRA SORRIR…
    VAMOS CUMPRIR NOSSOS DIREITOS E DEVERES….QUEM CONCORDA CURT COMPARTILHA OU COMENTA..OBSERVEM … — com Clédina Fonseca e outras 17 pessoas.
    Curtir ·
    Cassiano Silva, Kassandra Gomes, Ziara Cutrim e outras 12 pessoas curtiram isso.
    Ver mais 4 comentários

    Pedro Pinheiro Q vergonha,nunk imaginei q um dos membros mais important ia fazer isso cm nós alunos do vespertino,kd nossos direitos?Será q não somos todos iguais?em primeiro lugar qro respeito e uma boa edukção,será q chingar resolve a situação q todos nós passamos hj?Qro q direito seja pra todos e ñ pra alguns ñ estou falando só por mim e sim por aqles q tem medo d abrir os olhos e v a realidad,temos direito d ser ouvidos,ñ qro v o séc xxi dssa maneira,qro o melhor para os meus filhos boa noite
    há 12 horas via celular · Curtir · 3

    Cassiano Silva Concordo cm tdos vc amigos ate pq n estava ali mas mi sinter mal ater pq vcs sairam de uma forma na qual,nem um anima,n sai…olha eu fkei,costrangido pelo qual a minha mana foi ispulca coissa q nem minha familia ja feiz pra chegar na hoje ais 1/05 ela sair da pior forma n so ela cmo minha amigas…vamos la amigo,cader a educaçao desses pessoas q se dissem ser educadas???
    há 10 horas via celular · Curtir · 3

    Dayane Bastos ah uniao faz a forca,sozinhos ñ somos nada,mais juntos fazemos a diferença..

    Agradeço a todos..
    há 9 horas via celular · Curtir · 4

    Luzylenne Cutrym Dayane concordo com vc amiga pois todos temos os mesmos direitos, me sentir mal por todos nois… E outra todos aqueles alunos que nos valharam, um dia vao nos agradecer e porque agente tah fazendo isso mais vai servir para todos os outros. Hj eles sorriram da gente mais amanha podem sta chorando. Bjs minha galerinha.
    há 9 horas via celular · Curtir · 2

  2. Esse secretárinho não é aquele que o vereador DEZINHO humilhou na runião do PPA na colonia de pescadores na sexta feira dia 23.

    1. “Secretárinho”? Você provavelmente não tem conhecimento em gestão pública. Humilhação, acredito que seja, se eleger por meio de “direitos do povo”, se é que me entende. Se não entender, é provável que seja tão ignorante como o próprio Vereador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *