SEMAS E CMAS REALIZAM V CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM SJB

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas) realizaram nesta quinta-feira, 08 de agosto, a V Conferência Municipal de Assistência Social em São João Batista. O evento foi realizado na sede da Colônia de Pescadores e contou com a participação da secretária Irê Pinheiro e do representante do Conselho de Assistência, Joseilson Costa.
Na mesa de abertura estavam ainda os secretários de Educação, Aguiar Santos e de Administração, Carlos Antonio. Representando a Câmara Municipal de Vereadores estavam o presidente, Luiz Everton, e o vice-presidente, Dezinho. E a agente de saúde, Valdimara Santos, que representou a Secretaria Municipal de Saúde. Representantes de diversos seguimentos da Sociedade Civil participaram dos debates. 
Profissionais da área, membros da sociedade civil, entidades e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) prestigiaram o evento, que contou também com a presença do secretariado municipal e de vereadores. A V Conferência Municipal de Assistência Social teve como tema “Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”, tendo como objetivo principal garantir a reflexão e o debate entre o poder público e a sociedade civil, buscando melhorar a qualidade e amplitude do atendimento SUAS em São João Batista.
Durante a palestra, proferida pelas especialistas em Políticas Públicas, Gestão de Programas e Projetos de Assistência Social, Dulciana Santos e Zeneide Pereira, foram abordados temas preconizados pelo Conselho Nacional de Assistência Social, sendo divididos em seis eixos (nos quais se formaram grupos de participantes no período da tarde): o cofinanciamento obrigatório da assistência social (nos três níveis de governo), gestão do SUAS – vigilância sócio assistencial/processos de processamento- monitoração e avaliação, Gestão do trabalho, Gestão dos serviços- programas e projetos, Gestão dos benefícios do SUAS e a Regionalização.
Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Irê Pinheiro, a presença de todos foi muito importante para com a promoção e assistência social. Ela ainda completou dizendo que a administração municipal vai efetivar as demandas encontradas durante a conferência. “Vamos juntamente com a equipe da Assistência Social, através dos nossos delegados, defender e reafirmar nossas propostas tanto no âmbito estadual, como no nacional”, afirmou a secretária.
Já o representante do Conselho Municipal de Assistência Social, Joseilson Costa, seguiu a mesma linha de pensamento e disse que é preciso efetivar as demandas criadas durante o encontro. No final da conferência, foram eleitos os delegados para a etapa estadual. Os jovens Joseilson Costa (Poder Público) e Denis Abreu  ( Sociedade Civil) representarão a cidade de São João Batista em São Luis.
Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *