LIVRO ‘O MENINO E O TEMPO’ CONTA HISTÓRIA DE DR. CUTRIM

Com o objetivo de compartilhar um pouco da história da trajetória de vida, o autor Raimundo Nonato Martins Cutrim estará lançado no próximo dia 20, às 20h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Calhau, o livro O Menino e o tempo. O livro conta a história de um garoto pobre que saiu de São João Batista e que com muito sacrifício conseguiu vencer barreiras tornando-se médico, professor e pesquisador. No dia 27 de julho, às 10h, o livro será lançado na Colônia dos Pescadores, em São João Batista.
O autor sentiu a necessidade em realizar um trabalho desse estilo e no livro publicou mais de 70 artigos, que tem uma variedade de assuntos como geografia médica, desequilíbrio ecológico, grandes epidemias e outros assuntos relacionados ao município de São João Batista, com uma linguagem adotada exclusivamente para caracterizar o povo daquela região. No decorrer do livro, o autor escreve o reencontro de dois amigos após 50 anos, que começam a conversar sobre a vida das pessoas do município. Um se chama Zé de Quilara (Zé de Clara) e o outro Zé de Dona.

No livro começa descrevendo um pouco sobre o pantanal maranhense e paraense. Fala também sobre a infância e juventude na Zona Rural do município de São João Batista e as andanças por terras brasileiras. Conta sobre a experiência como médico e encerra o livro descrevendo sobre o primeiro trabalhopublicado, o resumo do doutorado e a entrevista publicada em 1972 pelo Jornal Folha Popular.

Para o autor, como passou por várias dificuldades e conheceu todo o país através do serviço médico, o máximo que poderia fazer pela região onde mora é contar um pouco da história com a publicação de artigos e despertando o amor pelos campos verdes e alagados. “Nesse livro estou mostrando um pouco da história de um povo analfabeto e o cotidiano do povo daquela região, onde nasci e me criei. Falo da minha história de vida, um menino pobre e que com muito sacrifício conseguiu vencer”, comentou.

O livro será lançado em duas oportunidades, em São Luís e em São João Batista em datas diferentes e 750 exemplares estão à venda, no valor de R$ 50.

PERFIL

Nasceu na Zona Rural de São João Batista e estudou até o quarto ano. Depois disso veio morar em São Luís, onde morava na casa dos tios e terminou o primeiro grau. Em 1966 começou a estudar Química, na Escola Técnica do Maranhão. Após término do curso de Química, passou no vestibular de Medicina, na UFMA e cursou por seis anos. 

Em 1973 foi selecionado como Médico em Saúde Pública pela Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUCAM) do Ministério da Saúde. Em 1974 viajou para o Rio de Janeiro onde se especializou em Doenças Tropicais pela Escola Nacional de Saúde Publica. Em 1979 deixou a SUCAM e ingressou por concurso público no Ministério da Saúde.

Em 1980, ingressou por concurso na Universidade Federal do Maranhão como professor auxiliar, em 1986, selecionado em primeiro lugar para o mestrado em Doenças Tropicais na Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro concluído em 1988.

Em 1990, recebeu o convite para realizar o Doutorado pela Universidade de Paris e pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), onde defendeu o a tese sobre esquistossomose, em 1995, retornando ao Maranhão. Atualmente está aposentado do Ministério da Saúde, mas continua como professor da UFMA e escreve coluna Opinião, do Jornal O Imparcial. Fonte: O Imparcial.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *