SMS REALIZARÁ MUTIRÃO CONTRA A CATARATA E GLAUCOMA

Carlos Figueiredo e Amarildo Pinheiro
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Governo Estadual e Federal, realizará um mutirão de cirurgias de catarata em todas as regiões de São João Batista, nos meses de julho e agosto. A iniciativa foi anunciada nesta segunda-feira (24) pelo secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, em reunião realizada com os gestores das 19 regionais de saúde do estado. O objetivo é facilitar o acesso da população ao tratamento oftalmológico.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Carlos Figueiredo, a primeira etapa do mutirão acontecerá nos próximos dias 05 e 06 de julho. O secretário informou ainda que não tem limite de atendimento às pessoas que querem fazer a cirurgia contra a catarata e glaucoma e que as consultas serão feitas nos postos de saúde. Todas as demais informações devem ser tiradas na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na rua Getúlio Vargas, em frente à Praça de Eventos.

O secretário de estado de Saúde, Ricardo Murad, informou aos gestores regionais que, por meio de processos licitatórios,quatro empresas foram contratadas para realizar os procedimentos de diagnóstico etratamento cirúrgico de catarata. “Onde não houver execução direta desse programa pelosmunicípios, faremos um esforço concentrado para atender a população do interior, que temmais dificuldade de fazer consultas e cirurgias oftalmológicas”, declarou ele.

O secretário orientou os gestores regionais a buscarem a parceria das prefeituras, no sentidode informar a população sobre o local e o período em que as equipes das clínicasoftalmológicas estarão em seus municípios para diagnosticar e tratar cirurgicamente oscasos de catarata. Ao todo, pacientes de 181 cidades maranhenses deverão ser atendidasno programa executado pela SES.

O número de pacientes atendidos dependerá da demanda existente em cada região, com arecomendação de que deverão ser assistidos todos os que já operaram um dos olhos eainda necessita fazer o mesmo procedimento no outro. Em todas as regiões haverádivulgação prévia sobre o local e o período de atendimento, e a documentação que ospacientes devem apresentar.

GLAUCOMA

Os contratos firmados pela SES com as clínicas oftalmológicas também abrangemtratamento do glaucoma, que começará simultaneamente com o da catarata, mas terátempo de execução mais prolongado – inicialmente de um ano. Neste caso, a SES solicitoudos municípios que façam a triagem dos pacientes para que eles sejam tratados pelosoftalmologistas integrantes do programa.

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). O cristalino normalmente étransparente. Ele atua como a lente de uma câmera, enfocando a luz conforme ela passapara dentro do olho. Conforme envelhecemos, as proteínas do cristalino começam a sedegenerar e ele se torna opaco. Depois dos 40 anos, o formato do cristalino pode mudar.Isso permite que o cristalino concentre o foco em um objeto, não importando sua distância. As proteínas do cristalino começam a se degenerar e ele se torna opaco. O que o olho vêpode parecer turvo.
Reunião com os Gestores Regionais em São Luis
Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressãointraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimentovisual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. Há vários tipos de glaucoma. O glaucoma crônico simples ou de ângulo aberto, que representa mais ou menos80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele écausado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede asaída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular. O tratamento é clínico e à base decolírio.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *