VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMELITE COMEÇA NESTE SÁBADO EM SÃO JOÃO BATISTA

Carlos e Amarildo Pinheiro
No município de São João Batista, milhares de crianças devem ser vacinadas contra a paralisia infantil. A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, começa neste sábado e segue até o dia 21 de junho. 

A campanha tem como objetivo, segundo informou a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é que cerca 95% das crianças sejam imunizadas em toda a cidade com duas gotas da vacina ingeridas via oral.

O secretário de Saúde, Carlos Figueiredo, explicou que este ano a vacinação será realizada em apenas uma etapa, diferente dos anos anteriores, quando eram duas fases. O publico alvo da campanha é crianças de seis meses e menores de cinco anos de idade. De acordo com o secretário a vacina estará disponível em quase todos os postos de saúde, no Hospital Municipal e no Posto de Saúde, do centro da cidade.
“Dia 8 de junho vai ser a 34º campanha nacional contra a poliomielite, nos sabemos que a poliomielite não existe mais nas Américas, nem na Europa, mas no Brasil ainda tem o compromisso de fazer uma campanha anualmente, então o Ministério da Saúde estipula o mês de junho no período do dia 8 ao dia 21 para estar fazendo a Campanha Nacional contra a Poliomielite, então o dia “D” vai ser dia 8, com abertura oficial com um evento a ser promovido pela Prefeitura Municipal, que tem como gestor maior o no prefeito Amarildo Pinheiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde”ressaltou Carlos Figueiredo.
A Secretaria Municipal de Saúde estará totalmente engajada na Campanha Nacional de Vacinação contra a doença. A novidade para este ano é a mudança da faixa etária abrangida pela campanha. Segundo os organizadores da campanha os pais ou responsáveis devem levar o cartão vacinal da criança quando forem aos postos de vacinação. 
“Agente vai estar vendo as vacinas que estão atualizadas, algumas vacinas que estão atrasadas, as equipes do Programa de Saúde da Família – PSF estarão administrando e marcando para um outro momento, assim agente consegue atingir nossas metas em cima da campanha da Pólio, e os pais também atualizando seus cartões de vacina”, disse o secretário.
A DOENÇA
A poliomielite é uma doença infecciosa viral aguda e é transmitida de pessoa para pessoa, através de fezes contaminadas, vias respiratórias, ou alimentos e água contaminada, Ela afeta o sistema nervoso central e leva a pessoa a ter paralisia com deformidades, podendo levar a morte.


Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *