PROPOSTAS DO SECRETÁRIO CARLOS FIGUEIREDO SEGUIRÃO PARA O MINISTRO DA SAÚDE

As propostas do secretário de Saúde de São João Batista, Carlos Figueiredo, servirão de base para projetos no Ministério da Saúde. É o que indica a Carta de Intenção do I Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Norte e Nordeste, realizado em São Luis, nos dias 27 a 29 de maio. O evento, que encerrou-se nesta quarta-feira (29), congregou, ainda, o IX Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Região Nordeste, o V Congresso das Secretarias Municipais de Saúde da Região Norte e o I Congresso das Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão.
Secretário Carlos Figueiredo durante o evento
De acordo com informações o titular da Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista, Carlos Figueiredo, participou da roda de debates da Oficina de Atenção Básica, onde o secretário se posicionou a favor da qualificação dos profissionais da Atenção Básica; recebimento de estrangeiros como médicos, desde que tenham capacidade; aumento dos recursos da Farmácia Básica Hospitalar e Farmácias Popular, além de aumento dos recursos do PSF e instituição de um salário único para os médicos que atendem em hospital (cirurgião).

Estas propostas foram encaminhadas ao ministro de Saúde do Brasil e contempla a Carta de Intenção destinada ao Ministério da Saúde e à presidente Dilma Rousseff. Estiveram presentes os secretários de estado de Saúde do Ceará, José Arruda Bastos; de Roraima, Miguel Ângelo D´Elia; e o secretário executivo do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Jurandir Frutuoso.
A oficina da SES reúne secretários e técnicos municipais de planejamento na discussão do Plano Plurianual e sua inter-relação com os instrumentos de planejamento da área de saúde; controle social, modelos de atenção a saúde; atenção básica e unidade gestora de controle, regulação, avaliação e auditoria. Assessora chefe de Planejamento e Ações Estratégicas da SES, Francisca Nogueira da Silva, explicou que o Sistema de Planejamento do Sistema Único de Saúde (PlanejaSUS) é representado pela atuação contínua, articulada, integrada e solidária do planejamento das três esferas de gestão do SUS.

“O objetivo é pactuar diretrizes gerais para o processo de planejamento no âmbito do SUS e o elenco dos instrumentos a serem adotados pelas três esferas de gestão e, ainda, formular metodologias e modelos básicos dos instrumentos de planejamento, monitoramento e avaliação que traduzam as diretrizes do SUS, com capacidade de adaptação às particularidades de cada esfera administrativa”, explicou. Na terça-feira (28), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em São Luís para a reunião da Comissão Intergestores Tripartite, para a discussão de temas e tomada de decisões sobre o funcionamento do SUS.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *