REALIZADA II CONFERÊNCIA DAS CIDADES EM SÃO JOÃO BATISTA

Foi realizada nesta quarta-feira, 30 de maio, no auditório do Centro de Convenções João Furtado Dominici, a II Conferência Municipal das Cidades no Município de São João Batista. O evento contou com representantes de todos os segmentos da sociedade e teve como objetivo reunir diversos setores da sociedade para discutir assuntos voltados ao desenvolvimento do município, por meio de temas do cotidiano como: serviços públicos, controle social, habitação, Saúde, Turismo e Infraestrutura Urbana.
Coordenado pela secretaria de Governo, comandada pelo secretário chefe de Gabinete, Assis Araújo, a conferência contou com a presença do prefeito municipal, Amarildo Pinheiro; do vice-prefeito, Junior de Fabrício; de vereadores como Renato Machado, Uira Dominici, Louro, Dezinho, Ivan e do presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Everton; de secretários e superintendentes municipais como Serginho Castro, Aguiar, Marçal, Eduardo Gomes, Fernando Santos, Ana Márcia, Lourenço Facury e outros.
O evento foi aberto oficialmente pelo prefeito da cidade que falou sobre os desafios que a cidade de São João Batista tem na questão de infraestrutura e urbanização, mas salientou que alguns avanços já podem ser comemorados. Amarildo Pinheiro frisou que a construção da Avenida Maria da Luz já é uma realidade e que a obra melhorou o aspecto da cidade.
Logo depois das fala dos convidados para a mesa de abertura e pessoas ligadas as vários segmentos sociais e governamentais, foi a vez do geografo e professor da Universidade Federal do Maranhão, Nonato Morais, que é representante do Conselho das Cidades do Maranhão. O professor comandou os debates e discussões na conferência.

A Conferência das Cidades, que este ano teve como tema ‘Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já, foi dividida em cinco eixos de debates e discussões. O encontro ainda contou com diversas atividades, como palestras, debates e a escolha dos delegados que representarão São João Batista na conferência estadual. 


O secretário de Governo, Assis Araújo ressaltou a importância da participação popular como exercício da cidadania e na busca de soluções que garantam a qualidade de vida a todos os joaninos. “O objetivo central da conferência é trabalhar na consolidação da política municipal de desenvolvimento urbano, discutir projetos e propostas para construção das políticas públicas voltadas para o futuro da cidade”, afirmou Assis.

A II Conferência Municipal das Cidades realizada em São João Batista é também uma preparação para o evento estadual. As propostas consolidadas serão encaminhadas à Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá no segundo semestre, e após isso será levada a Conferência Nacional, que acontece no final do ano, em Brasília.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *