UMA JUSTA HOMENAGEM…




Cumpre a nós, de bom senso, reconhecer o que é justo e correto. Por isso o texto é uma homenagem aos alunos do Centro de Ensino “Acrísio Figueiredo”. E esta se faz necessária exatamente porque estes em bom momento homenagearam o maior de todos os nossos políticos, o nosso Deputado Francisco Figueiredo, o Chiquitinho.

Recentemente a família comemorou os 100 anos de vida de Chiquitinho, se vivo estivesse. Mas em verdade os grandes homens não morrem, e Chiquitinho, que chegou a ser Deputado Estadual por três mandatos, e já como setentão, chegou a ser Prefeito de sua terra natal, vive e bem na memória dos muitos joaninos que o conheceram. Fui um destes que o conheceu e pude demonstrar por ele a minha admiração.

Certa vez quando o presentei com um livro, uma antologia poética, do qual fiz parte e que fora publicado pela Editora Shogum, do Rio de Janeiro, no ano de 1987, pude descobrir a sensibilidades de um menino, na alma de um homem já calejado pela vida. E eu, do vigor dos meus vinte poucos anos, fiquei naquela época, surpreso quando vi, o prefeito Chiquitinho declamar “Ainda uma vez adeus”, magistral poema do maranhense Gonçalves Dias.

Deputado Francisco Figueiredo

Descobri a partir dali a crença do experiente político na força da juventude, afinal, ele era um homem maduro, mas de espírito jovem. Um boêmio. A prova disto foram as festividades e os eventos futebolísticos, confiados e realizados por um grupo de jovens, admiradores de sua postura política e detentores de sua amizade.

Era assim o velho Chiquito. Um homem com alma jovem. E já era tempo de reconhecer este cidadão, como um dos grandes homens da nossa história. História esta que rompe as fronteiras da nossa querida e sofrida São João Batista.

Junto-me portanto, apesar da metalinguagem, ao lado dos alunos, professores e dos gestores do Centro de Ensino “Acrísio Figueiredo” para homenagear ao sempre ilustre Francisco Ferreira Figueiredo, o nosso Chiquitinho.

Parabéns aos alunos e educadores que abriram o grandes livro de nossa história, onde certamente estão contidas a vida e os feitos daqueles que fizeram e fazem a nossa boa história. Fonte: SJB Online.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *