QUANDO NÃO TEM PAUTA, INVENTA-SE



Blogueiro e radialista Jailson Mendes
De repente o Blog Folha de SJB se vê sem uma pauta interessante. Acontece. Reproduzir matérias de outros blogs e sites é sempre uma saída neste tipo de situação, mas…A pauta política está enfadonha? Pode ser, mas o blog não escreve exclusivamente sobre política, então basta um pouco mais de esforço e… bingo! Surge uma pauta interessante.

Que tal falar sobre os leitores e comentaristas do blog, já que são os principais responsáveis para, modéstia à parte, o sucesso desta página que há muito deixou de ser pessoal e passou a ser pública? De uma forma em geral, há uma diversidade de tipos de leitores deste blog.

De intelectuais, políticos, jornalistas, blogueiros, empresários, autoridades públicas, servidores públicos, passando por profissionais liberais, amigos, aliados, desafetos, até admiradores (verdade! Rsrsr), o fato é que o blog tem um grupo de leitores muito crítico, o que é bom e necessário para orientar o nosso trabalho, pois ajuda a redefinir rumos, posturas e comportamentos.

O maior desafio de um blogueiro é não perder a sua identidade pessoal, pois às vezes as pessoas tendem a confundir, por exemplo, o “indivíduo” Jailson Mendes com o “blogueiro” Jailson Mendes. “Jailson, vou falar uma coisa para você, mas não é para o blogueiro, é para o amigo”, isso tem se tornando muito comum atualmente.

Contudo, não deixa de ser gratificante quando somos parados pelas ruas, festas, estabelecimentos e alguém dá um feedback positivo do tipo: “Já acessei o teu blog hoje”; ou “todo dia contribuo como um acesso, viu?”; “Gostei daquela matéria”, enfim, esses reforços positivos são animadores.

Há também os que recomendam “prudência” e os que sugerem para o blog não ser muito atrelado politicamente a esse ou aquele grupo, o que em São João Batista, convenhamos, é muito difícil. Já no caso dos comentaristas a coisa muda um pouco mais de figura.

Ao contrário dos feedbacks dos leitores “reais” que nos encontram por aí, os comentaristas “virtuais” nem sempre são quem o blogueiro pensa que são, até porque alguns escondem-se atrás de pseudônimos, o que, a rigor, não deixam de ser também um “termômetro” para apurar o trabalho do Blog Folha de SJB.

Alguns estão sempre presentes, outros nem tanto, um grupo vai e volta, tem aqueles que somem, além dos “novatos” que chegam e escrevem: “não conhecia o blog, adorei!” ou ainda:“sempre leio o teu blog, mas nunca havia comentado”; “Nunca comentei antes, mas depois deste post não volto a ler o teu blog”, e por aí vai.

A verdade é que os leitores e a participação dos comentaristas é que fazem do Blog Folha de SJB uma espaço democrático para discutir a cidade de São João Batista, o Maranhão, o país e as coisas que dão e mesmo as que não dão sentido à vida.

E assim vamos seguindo a estrada da blogosfera que, como qualquer outra estrada da vida, também é sinuosa, tem seus altos e baixos, precipícios e acidentes. Além de muitas vidas e lindas paisagens…Texto adaptado do Blog do Robert Lobato.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *