CEM DIAS: SECRETÁRIO DE SAÚDE FAZ BALANÇO DA PASTA



Amarildo e Carlos: prefeito e secretário

O secretário municipal de saúde, Carlos Figueiredo, fez um balanço hoje dos cem dias a frente da Secretaria Municipal de Saúde. Na semana passada, o prefeito Amarildo Pinheiro fez 100 dias a frente da Prefeitura Municipal de São João Batista. O balanço foi feito durante uma entrevista, realizada hoje, no Programa “Manha Beira Campo”, apresentando pelo blogueiro e radialista Jailson Mendes na Rádio Beira Campo.

Carlos Figueiredo divulgou suas principais ações realizadas e explanou alguns números que já fazem a diferença na área da saúde de São João Batista. “Estamos a frente da Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista há cem dias, e já foram feitas mudanças significativas. Hoje no Hospital Municipal há uma equipe de 24 horas de plantão composta por dois médicos, dois enfermeiros, seis auxiliares de enfermagem e um técnico de raio x, sendo que antes só havia o médico plantonista”, disse o secretário.

De acordo com Carlos Figueiredo, a Farmácia Hospitalar possui um estoque de medicamentos suficiente para atender a demanda dos pacientes internos e foram realizados exames de Ultrasonografia, que por mês atende em média 160 pessoas. “A sala de raio-x foi toda reformada e adequada de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária Estadual, inclusive o aparelho de raio-x, que estava desativado há mais de seis meses, hoje há uma processadora que revela em tempo hábil os resultados de raio-x”, afirmou o secretário.

O secretário revelou que a sala de fisioterapeuta foi reformada e adequada e conta com dois fisioterapeutas, além de um massoterapeuta para atender a demanda acumulada por tratamento fisioterápico, sendo que esse tipo de atendimento estava desativado há mais de quatro meses, de acordo com as informações ditas por Carlos Figueiredo. “No nosso hospital, todos os leitos possuem capas para os colchões, lençóis e roupas para os pacientes. No Hospital Municipal as melhorias não param por ai, foram feitos reformas nos telhados, na rede hidráulica e elétrica; o repouso dos médicos foi todo reformado, hoje foram instalados ar condicionados e a autoclave foi recuperada”, afirmou.

Carlos Figueiredo ainda disse que a alimentação dos pacientes foi terceirizada, e que essa ação é digna de elogios. “A estrutura de saúde de São João Batista pactuada só dispõe de atendimento básico, mas com a finalidade de melhorar a vida dos joaninos, que possuem uma demanda acentuada por tratamentos e consultas de Média e Alta Complexidade, hoje já se tem vários médicos especialistas como Otorrino, Pediatria, Ginecologia, Ultrassonografia, Clínica Médica e Ortopedista e muito em breve, nós teremos Gastrologia e Cardiologia”, disse.

Com relação à Atenção Básica, Carlos Figueiredo, disse que se atende de segunda a sexta-feira à população de São João Batista nos programas Saúde da Família, composta por 7 médicos, 7 enfermeiros, 7 técnicos de enfermagem e 64 agentes de saúde; Programa Saúde Bucal, composta por 5 dentistas e 5 técnicos de saúde bucal; Programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família, composta por 1 fonoaudiólogo, 2 educadores físicos, 1 psicóloga, 1 massoterapeuta, 1 nutricionista e 2 fisioterapeutas; Centro de Atenção Psicossocial, composta por 1 psiquiatra, 1 enfermeira, 1 assistente social, 1 terapeuta ocupacional, 1 psicóloga, 1 pedagogo, 1 psicopedagoga e 1 técnico de enfermagem; Vigilância Sanitária, tendo um médico veterinário e 5 agentes sanitarista; e Vigilância Epidemiológica, composta por 5 agentes de epidemia e 1 coordenadora de hanseníase e tuberculose.

O secretário ainda lembrou que no último dia 20 de março foi iniciada a Campanha Anti-rábica. “Como a gestão passada não realizou a vacinação, o município estava na eminência de contrair um surto de raiva animal. Seguindo, no dia 29 a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Prefeitura Municipal, através do Nasf, realizou na avenida “Maria da Luz” o projeto “Semana Santa: Viver mais, Viver bem”, informou o gestor da saúde na cidade, dizendo que em todos as áreas já foram realizados quase 800 atendimentos nas áreas de Fonoaudiologia, Psicologia, Avaliação Física, Nutrição, Fisioterapia e Massoterapia.

Carlos Figueiredo informou também que já foram realizados 6.934 atendimentos nos postos de saúde das comunidades da zona rural, incluindo médicos e enfermeiros. “Só no Caps nós tivemos 511 atendimentos nestes três meses que se passaram. Hoje nós temos uma equipe de PSF formada pelos médicos Zé Antônio, Cesar, Edvaldo, Dilson, Hélio, Noele, Patrícia, além da psiquiatra Marilene Mendes; da Assistente Social Priscila Maria; da Psicologa Haleny Karen; da Psicopedagoga Rejane Morais; da enfermeira Fernanda Cristina; da Terapeuta Ocupacional Arlete Sandra; da Enfermeira Coordenadora Elizaura Saraiva e do pedagogo Manuel José, que trabalham no Caps”, disse.

No Hospital Municipal, o secretário de saúde Carlos Figueiredo, afirmou que os médicos Israel, Cesar, Edvaldo, Samuel e Samuel Okoro estão de segunda a segunda dando consultas, sendo que os dentistas Guido, Roberto, Taynara, Fabíola e Rodrigo estão efetuando consultas de segunda a sexta. “Hoje nós temos especialistas nas áreas de Ultrassonografia, Bogéa; Ortopedia, Cesar; Pediatria, Helio; Otorrino, Patricia; Ginecologia e Obstetricia, Zé Antônio e Psiquiatria, de responsabilidade da médica Marlene”

De acordo com o secretário, só Hospital Municipal foram realizadas mais de 15 mil consultas somando as consultas Ambulatóriais, Urgências e Emergências, Internacões, Procedimentos Cirúrgicos, Ultrassonografias e Exames Laboratoriais. Carlos Figueiredo terminou dizendo que faz uma avaliação positiva da área e agradeceu  o prefeito Amarildo Pinheiro pela boa vontade e de está sempre o apoiando em suas ações.

Folha de SJB

8 respostas para “CEM DIAS: SECRETÁRIO DE SAÚDE FAZ BALANÇO DA PASTA”

  1. Parabéns a equipe do hospital e coordenadores dos programas pela dedicação e profissionalismo. Isso tudo em cem dias de mandato de fato representa um significado avanço e o povo agradece e devera sobre fiscalizar mesmo sendo nosso município atenção básica

  2. Parabens Secretário e toda sua equipe pela busca incansável de melhorias pela saúde deste município, acompanho seu trabalho e aprecio sua determinação. Somos sabedores que assumir uma secretaria requer um cuidado e muita responsabilidade e percebo que o senhor Carlos Figueiredo vem desempenhando um belo trabalho, preocupando-se com um bom atendimento a população no que diz em relação aos nosso médicos, o cuidado constante para não faltar rémedio na farmácia básica, enfim, são inúmeros pontos que estão tomando acertos, acredito nos seus ideais e desejo-lhe sucesso. Abraços.

  3. parabéns Secretário,eu sabia que você ía revolucionar aSaúde de São João Batista, eu fui servidor do Tribunal, quando você foi Presidente, e diga-se de passagem o melhor e recentemente fui lá na Associação com a minha filha estão acabando com o que o senhor fez com tanto carinho. parabéns ao Prefeito Amarildo, que além de ter colocado um Secretário competente, um gestor sério comprometido com a sociedade. Um dia quero te ver Prefeito, que essa cidade vai crescer muito.terso

  4. gente isso udo nao é nessemunicipio , pois ouve-se diariamente sobre o mau atendimento que se tem nesse hospital ate os funcionarios abandonaram quando o prefeito pagou paraeles só 200,00 me comprem um bode

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *