CIDADE SEDIA ENCONTRO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE


O município de São João Batista sediou hoje, 09 de abril, o encontro de secretários municipais de Saúde da Regional de Viana. O evento foi realizado no prédio da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a presença do titular da pasta em São João Batista, Carlos Figueiredo, e do gestor da regional de Viana, Tenak Costa Sobrinho.
Secretários municipais de saúde
Os secretários municipais de saúde dos municípios de Cajari, Camyla Jansen; de Olinda Nova do Maranhão, Eunice Soares; de São Bento, Iolanda Barbosa; de São Vicente Ferrer, Margareth Ribeiro; de Penalva, Robenilde Viegas; e de Matinha, Eliane Araújo e sua assessora, Zeneide Sousa.

Durante todo o dia de hoje os secretários municipais discutiram melhorias para área da saúde na Baixada Maranhense. Coordenada pelo gestor da Regional de Viana, Tenak Costa, e pelo secretário de saúde de São João Batista, Carlos Figueiredo, o evento serviu também para os gestores fizessem um diagnóstico rápido de como está o andamento dos programas sociais desenvolvidos pela pasta em cada município.

Secretário de saúde, Carlos Figueiredo
Carlos Figueiredo informou ao Blog Folha de SJB que o município aderiu ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. “O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica é um Programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população”, disse Carlos Figueiredo.

O Programa busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil. O PMAQ está organizado em quatro fases que se complementam e que conformam um ciclo continuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB (Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização).
A primeira fase do PMAQ consiste na etapa formal de adesão ao Programa, mediante a contratualização de compromissos e indicadores a serem firmados entre as Equipes de Atenção Básica com os gestores municipais, e destes com o Ministério da Saúde num processo que envolve pactuação local, regional e estadual e a participação do controle social. A Comissão Intergestora da Regional de Viana discutiu também a criação do Colegiado Regional de Saúde Mental na Baixada Maranhense.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *