COLUNA DO JERSAN ARAÚJO

CASTELO FOI O PRIMEIRO
[JERSAN+ARAUJO+1.jpg]
Jersan Araújo
De todos os atuais opositores da oligarquia Sarney, o primeiro, nos idos de 1985 a mostrar independência e não acatar as ordens do cacique-mor, foi João Castelo. À época o governo queria transformar o economista Jaime Santana em prefeito de São Luís. O povo, por meio de abaixo-assinados exigia Dona Gardênia. Sem medo o tucano enfrentou a cognominada “Força Total”. Milhões de cruzados e cruzados novos (invenção do então presidente Sarney) foram gastos na campanha. Malas e malas de dinheiro eram recebidas no aeroporto de São Luís, procedente de Brasília, para reforçar a campanha do candidato governista. 
A nova oposição ao grupo Sarney, hoje é formada, em sua maioria, por filhos de velhos aliados da oligarquia e faz restrições claras ao nome de João Castelo. Por quê? Por que ele se antecipou e há quase 30 anos teve a coragem de tomar posições que só agora esses “líderes” se atrevem a tomar? Em recente programa de Chico Viana, na TV Guará, o ex-governador José Reinaldo Tavares, ao comentar o assunto, considerou uma bobagem essa tentativa de excluir Castelo da luta de 2014. Alguns querem ser puros demais, sem, efetivamente, ser.
A nova oposição é liderada por filhos de políticos que passaram mais de 25 anos debaixo do guarda-chuva de Sarney. Para mostrar alguns exemplos: Flávio Dino é filho do respeitável advogado Sálvio Dino, ex-deputado, ex-prefeito de João Lisboa, cargos para o qual foi eleito como aliado do grupo decadente; Roberto Rocha é filho do ex-deputado e ex-governador Luiz Rocha, que publicamente declarava ser a “régua e o compasso de Sarney”; Edivaldo Holanda Júnior é filho do ex-vereador e presidente da Câmara Municipal, ex-deputado e ex-chefe de gabinete do ex-prefeito Mauro Fecury, Edivaldo Holanda, ligadíssimo ao clã decadente.
Existem outros exemplos: Marcelo Tavares, líder da oposição na Assembleia Legislativa, é filho do ex-prefeito, por sucessivas vezes, de Cajapió, Denizart Almeida, que sempre foi o principal representante desse grupo na Baixada Maranhense. Marcelo Tavares, apenas para este mandato atual foi eleito pela oposição. Antes foi amparado pelo governo que hoje condena. Flávio Dino foi eleito deputado federal em 2006 apoiado pelo governo da época, comandado por Zé Reinaldo que acabara de romper com o grupo Sarney.
Esta retrospectiva serve não para condenar os avanços políticos e ideológicos dessa moçada. Ao contrário, aplaudimos as decisões e manifestações democráticas dessa nova geração que chega com muita vontade de ganhar um estado que hoje navega em águas turvas e é administrado por uma família que usou durante décadas o poder público para se transformar em um dos maiores grupos privados do Brasil. Sim, porque fora do setor público, isoladamente, nunca essa gente fez nada, e pelo que se sabe, não ganhou prêmios especiais das loterias da Caixa.
Percebe-se que o momento é favorável à oposição. O diálogo é fundamental, assim como um Programa de Governo consistente, defendido pelo experiente Zé Reinaldo. Seria, também, de fundamental importância se houvesse mais humildade, menos arrogância e nenhuma exclusão. A participação dos tucanos nessa luta, precisa ser considerada. A liderança de João Castelo é reconhecida em todo o estado e em qualquer disputa política- eleitoral ele é fundamental. Pregar a divisão das oposições é coisa de amador!… 
ANIVERSÁRIO DE SÃO BENTO
A Prefeitura e o povo de São Bento comemoraram no último dia 30 de março (Sábado de Aleluia) 108 anos de emancipação política daquele município. O prefeito no exercício do cargo, Isaac Filho (Carrinho está licenciado para tratamento de saúde) reuniu a população na Praça de Eventos para festejar a significativa data. As homenagens foram marcadas por shows, distribuição de presentes, lanches e muita animação.
A memorável festa continuou nos dias seguintes e até hoje é lembrada com alegria pelos filhos daquela bela cidade. São Bento – lembra Isaac Filho – na verdade tem 180 anos de história, de grandes embates políticos, mas, de emancipação político-administrativo comemoramos 108 anos. Registra-se que uma das mais expressivas lideranças da região e do município de São Bento é o ex-prefeito e ex-deputado Isaac Dias, que liderou grandes movimentos pela redemocratização do país e pelo restabelecimento das liberdades nas décadas de 60, 70 e 80: na vigência do regime de exceção. 
CURSOS PROFISSONALIZANTES
Em parceria com o SENAI, a Prefeitura Municipal de São João Batista está capacitando 250 alunos nos cursos de padeiro, encanador, mecânico de motocicletas, pedreiro e modelador. Cada aluno tem direito a uma bolsa de R$ 400. A secretária de Ação Social, Irê Pinheiro, assessorada por Eliane Lacerda, e a coordenadora de projetos e instrutora do SENAI, Ione Silva Costa, demonstram satisfação com a aceitação dos cursos por parte dos alunos.
O prefeito Amarildo Pinheiro informou à coluna que mais dois cursos estariam sendo agendados: eletricista e encanador, atendendo, assim, reivindicações de jovens interessados em se profissionalizar. Nos cursos que estão sendo ministrados não houve nenhuma evasão, fato que prova o interesse da juventude joanina em aprender uma profissão.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
No próximo dia 13 (sábado) o prefeito Amarildo Pinheiro lança, em São João Batista, o Portal da Transparência e um informativo impresso (jornal) contendo informações de interesse público sobre as ações que já foram empreendidas nos primeiros 100 dias de sua administração e sobre os projetos que serão executados em diversos setores do município. A partir daí a população e as autoridades poderão acompanhar o trabalho da Prefeitura, receita e despesas e os valores das obras realizadas.
Amarildo Pinheiro é um dos primeiros prefeitos entre os eleitos em 2012 a atender a orientação do governo federal, com relação à divulgação, por meio do Portal da Transparência, dos atos e ações da administração. No portal estarão disponíveis e-mails, para quem estiver interessado poder se manifestar sobre os temas postados.
LAMENTÁVEL REGISTRO
O colunista lamenta profudamente o falecimento prematuro do jovem Henrique Cutrim, ocorrido na última segunda-feira e envia votos de profundo pesar ao amigo e conterrâneo Raimundo Cutrim e familiares. Fonte: Blog do Jersan.
Folha de SJB

5 respostas para “COLUNA DO JERSAN ARAÚJO”

    1. Jersan, não dá pra escrever o que Amarildo diz.
      Você escreveu certa ver que ele ira chamar os concursados. Até vc ele engonou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *