NOTAS DO JAILSON



BEIRA CAMPO NO AR

Luiz Figueiredo
O presidente do Sistema Beira Campo de Radiodifusão, Luiz Figueiredo, informou ao Blog Folha de SJB que a Rádio Comunitária já está de volta com sua programação normal. Depois de uma semana sem funcionar, a emissora voltou a programação normal neste domingo. 

De acordo com o que informou Luiz Figueiredo, um problema causado no transmissor causou a paralisação, o que já foi solucionado. O interior da emissora está passando por mudanças por que no próximo dia 22, a rádio estará completando 10 anos de existência. No mesmo dia, será realizada uma homenagem ao Centenário de Chiquitinho Figueiredo. 

Se estivesse vivo, o ex-prefeito, ex-deputado e advogado dos pobres estariam completando um século de vida. Figueiredo informou ao Blog que as homenagens começarão desde cedo, em frente à rádio.


AMARILDO E VEREADORES EM PINHEIRO

O prefeito de São João Batista, Amarildo Pinheiro e os vereadores Dezinho, Luiz Everton, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, e Renato Machado participaram na semana passada do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública, organizado pela Controladoria Geral da União, na cidade de Pinheiro. O evento foi organizado entre os dias 04 e 08 de março, na cidade de Pinheiro, na Baixada Maranhense.
Prefeito ladeado por vereadores
Em conversa com o Blog Folha de SJB, o prefeito disse que o encontro foi muito importante para o disciplinamento no uso da verba pública. Desta forma, os dois poderes, Executivo e Legislativo, reafirmam seus compromissos a gestão pública ao se mostrarem presentes em eventos desta estirpe.

Na solenidade de abertura dos trabalhos, foram convidados para com a mesa, Welliton Resende (Auditor da CGU), Joelma Rezende Moreira (Auditora da CGE), Francisco Filho (Coordenador de Educação Fiscal), Linelson Ribeiro Rodrigues (Secretário de Governo no município de pinheiro, representando o Prefeito Municipal “Filuca”), Fernando Mitoso (Gestor Regional da Educação), Rickley Marques(Diretor do Campus UFMA em PHO), em seguida todos cantaram juntos o Hino Nacional.

SÃO JOÃO BATISTA ADERE AO PERFIL MÍNIMO

Secretário Carlos Figueiredo
O secretário municipal de Saúde, Carlos Figueiredo, participou na semana passada de um encontro organizado pela Secretaria de Estado da Saúde, através do titular da pasta, Ricardo Murad. O evento foi realizado na cidade de Pinheiro e contou com todos os secretários municipais de saúde da Baixada Maranhense. De acordo com o secretário de saúde de São João Batista, Carlos Figueiredo, a cidade aderiu ao perfil mínimo, que discute as ações em saúde no Maranhão. 

Na readequação dos recursos de média complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) do Maranhão, os municípios definiram, por região, onde serão ofertados os serviços de saúde de média complexidade. Ricardo Murad mostrou a definição dos procedimentos que o Município precisa oferecer para fazer a pactuação na média complexidade, dentro de sua região. 

“Não estamos falando de recursos novos. O que vamos fazer é readequar os recursos que foram definidos na Programação Pactuada Integrada (PPI) de 2004, destinando verbas para a região que assumir o compromisso de fornecer os serviços de média complexidade. Todos os municípios precisam ofertar o perfil mínimo e toda região precisa ter uma porta aberta para receber os casos de urgência e emergência”, ressaltou ele.

Diante dos perfis, prefeitos e secretários de saúde discutiram, por região, a oferta de ações e serviços de saúde, de acordo com a capacidade de cada município. O resultado do trabalho será pactuado pelas Comissões Intergestores Regionais (CIRs) e avalizado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

RUI DEVE SER O LÍDER DA OPOSIÇÃO NA CÂMARA

O vereador Rui Serra é o mais indicado para ocupar a Liderança da Oposição na Câmara Municipal de Vereadores de São João Batista. A indicação ainda não está formalizada, mas é dada como certa dentro do quadro que compoem a Oposição em São João Batista.
Vereadores da Oposição
De acordo com alguns vereadores, que conversaram com o Blog Folha de SJB, o mais certo é que o ex-presidente ocupe a vaga. Rui Serra tem tecido duras críticas ao Governo Amarildo Pinheiro e poderá ser apresentado já na próxima sessão, na sexta-feira que vem.

Serra é vereador de terceiro mandato. Se elegeu pela primeira vez em 2004, no grupo do então prefeito Eduardo Dominici. Em 2008, no mesmo grupo, se reelegeu, e durante a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, em 2010,  foi eleito presidente da casa.

Rompendo com Eduardo Dominici, se aliou meses depois com a ex-prefeita Surama Soares. Agora em 2012 foi reeleito para um terceiro mandato de vereador. Deixando a presidência da casa, é o mais indicado para assumir a vaga de Lider da Oposição.

GOVERNO PAGA FUNCIONÁRIOS

O secretário municipal de Administração, Cassiano Oliveira disse esta semana que quase todos os funcionários da Prefeitura Municipal de São João Batista estão com seus vencimentos em dia.
Prefeito Amarildo e o secretário Cassiano
De acordo com Cassiano Oliveira, médicos, profissionais do Caps, enfermeiros, auxiliares administrativos, vigilantes, zeladoras e demais prestadores de serviços já estão sendo pagos e que a previsão para todo o quadro de funcionários estarem com seus vencimentos em dia é de até esta semana.

Cassiano disse que alguns problemas estão impossibilitando a efetuação dos pagamentos, mas que todos os casos estão sendo resolvidos pela Secretaria Municipal de Administração, a qual ele é o titular.

SMS VAI VACINAR CÃES E GATOS

A Secretaria Municipal de Saúde informou ao Blog Folha de SJB que a Campanha para Vacinação de Cães e Gatos começará no próximo dia 20 de março em São João Batista. O titular da pasta, Carlos Figueiredo, disse que essa campanha era para ter sido realizada desde o ano passado.

O secretário informou que a Campanha de Vacinação de Animais começará na próxima semana, dia 20, e irá terminar no dia 27 de março. Os donos de animais devem procurar os postos credenciados.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *