ESTUDANTE DA UEMA PROMOVE PALESTRA SOBRE ZOOTECNIA EM SÃO JOÃO BATISTA



O universitário da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Nélio Freitas, promoveu esta semana palestras sobre Zootecnia na cidade de São João Batista. Estudante da área, Nélio Freitas divulgou o curso e estimulou alunos do Ensino Médio de duas escolas.
Profº Ribamar, Nélio Freitas e diretora Purificação
As palestras foram realizadas nas duas escolas que oferecem Ensino Médio aqui em São João Batista, Centro de Ensino “Acrísio Figueiredo” e “Deputado José Ribamar Dominici”. As duas instituições de ensino são dirigidas por Ana Lúcia Morena e Maria da Purificação, respectivamente.

O primeiro dia de palestra foi realizada no “Acrísio Figueiredo”, nesta quarta-feira, onde todos aos alunos acompanharam o universitário Nélio Freitas falar sobre o assunto. Na escola, o evento foi realizado no pátio da escola. Já no “Dep. José Ribamar Dominici” os debates foram promovidos na sala multimídia.
Profº Marcelo, Nélio Freitas, professores Nunes e Junior, e a diretora Ana Lúcia
Para as diretoras das instituições é muito importante que alunos que ingressaram nas universidades federais e estaduais do Maranhão possam voltar as suas origens e divulgarem seus cursos, o que na opinião das duas é motivo de orgulho.

De acordo com Nélio Freitas, Zootecnia é a ciencia que visa aproveitar as potencialidades dos animais domésticos e domesticáveis, com a finalidade de explorá-los racionalmente como fonte alimentar e outras finalidades junto aos seres humanos, ciência aplicada que trata da adaptação dos animais com potencialidades de domesticação ao ambiente criatório e, desta forma, aproveitá-los com a finalidade nutricional e econômica.
Palestra no Acrísio Figueiredo
“Como ciência deriva diretamente da biologia como uma zoologia aplicada, pois ao conhecimento biológico do animal soma-se os princípios da economia e da produção de alimentos, visando suprir o mercado com produtos adequados a alimentação humana. Pode-se definir zootecnia como produção animal Stricto Sensu e o seu principal objetivo é produzir o máximo, no menor tempo possível, sempre visando lucro, tendo em conta o bem estar animal”, disse o universitário.
Palestra no “Dep. José Ribamar”
Ainda de acordo com Nélio Freitas, o Zootecnista é o profissional habilitado para atuar na produção animal. As palestras foram baseadas nas principais áreas de atuação que são: Nutrição e Alimentação, Forragens, Genética e Melhoramento, Reprodução, Manejo, Instalações, Higiene, Tecnologia de Produtos e Derivados de Origem Animal e Administração Rural.

ELOGIOS

Além de professores, alunos e diretores assistestirem as palestras e parabenizar o jovem universitário, o secretário municipal de Educação de São João Batista, Aguiar Santos, parabenizou Nélio Freitas pelos eventos promovidos e disse que isso é motivo de orgulho para a cidade.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *