CEMAR DEIXA POPULAÇÃO ÀS ESCURAS EM SÃO JOÃO BATISTA

Opinião

A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) vem mostrando um verdadeiro exemplo de empresa que faz um péssimo serviço aqui em São João Batista. Não diferente no estado do Maranhão, a empresa vem frustando a população joanina ao deixar quase que de hora em hora os moradores sem energia elétrica. 

Já está se tornando costume na cidade e os moradores reclamam do serviço que a empresa está oferecendo no município e na Baixada Maranhense.

Na semana passada foram registradas pelo menos duas falta de energia por dia pelo Blog Folha de SJB. A situação piora a noite quando todos os moradores precisam mais dos serviços da empresa. Assim como a Claro e Caema, a Cemar é uma das piores empresas privadas do Maranhão, e aqui em São João Batista não é diferente.

Debochando do consumidor, os funcionários da empresa levam todos os meses as contas e os moradores são obrigados a pagar por um serviço precário. As oscilações acontecem todos os dias e desde a primeira chuva na cidade, a situação se agravou. As oscilações de energia são perigosas por que podem levar à queima de aparelhos eletro-eletrônicos.

Não há sequer um comunicado da Cemar tratando do assunto, para explicar ou, pelo menos, orientar sobre o problema causado aqui na cidade. Para quem tem estabilizadores ou módulos isoladores em casa, que são poucos os moradores que utilizam, as oscilações são percebidas com os estalos dos aparelhos – na tentativa de regularizar a tensão. 
Para quem não tem, ficam evidentes com a menor ou maior intensidade na luminosidade das lâmpadas. Além de ações judiciais, administrativamente a ANEEL assegura ao consumidor que estiver sofrendo com variações no nível de tensão que este pode solicitar através do 0800 da concessionária um serviço chamado verificação de nível de tensão. 
A empresa instala um equipamento na entrada da rede do consumidor que mede a cada 10 minutos o nível de tensão. Se for constatada irregularidade a empresa tem um prazo de aproximadamente 30 dias para consertar o problema sob pena de ter que conceder um desconto ao consumidor proporcional a variação de energia que está acontecendo. 
A CEMAR normalmente desestimula o consumidor ao avisar que caso não seja encontrada irregularidade o serviço de verificação pode ser cobrado (aproximadamente R$ 10). Uma forma do consumidor verificar empiricamente se tem problema na sua residência é verificar o funcionamento de ar condicionados e geladeiras, cujos compressores precisam de energia de qualidade. Todos devem exigir qualidade pois a energia fornecida pela CEMAR é uma das mais caras do país.
Folha de SJB

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