SEMEC RETOMA NEGOCIAÇÕES PARA TRAZER CURSOS DA UFMA

O secretário municipal de Educação, Raimundo Nonato Aguiar, retomou as negociações com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para a implantação de cursos superiores na cidade de São João Batista. O secretário de educação, professor Aguiar, participou ontem de uma reunião na sede da Ufma para analisar o contrato assinado na gestão passada, pela ex-prefeita, Surama Soares.
Participaram da reunião a Assessora de Interiorização da Universidade Federal do Maranhão, Professora Drª Cenivalda Miranda de Sousa Teixeira e a coordenadora financeira do Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica (Proeb), professora Tania Amorim. O encontro aconteceu na sede da universidade, por volta das 10 horas da manhã.
No ano passado, a ex-secretária de educação de São João Batista, Cleana Santos Jacinto, iniciou as conversas com a universidades para trazer vários cursos superiores para a cidade. Chegaram até a assinar contratos, mas de acordo com a coordenadora financeira do Proeb, Tania Amorim, o pagamento do Processo Seletivo (Vestibular) não foi efetuado, e desta forma tudo ficou parado.
Esta foi apenas a primeira conversa. Outras reuniões devem ser marcadas e o Governo Municipal vai analisar a proposta. De acordo com as informações passadas ao Blog Folha de SJB, o secretário de educação vai analisar, juntamente com o prefeito de São João Batista, Amarido Pinheiro, a proposta. Mas o secretário se mostrou interessado em trazer cursos superiores para o município.

A parceira a ser firmada é conjunta. Os recursos necessários ao funcionamento dos programas são captados pela UFMA e pela Prefeitura Municipal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
PROEB – O Programa Especial de Formação de Professores para Educação Básica foi pensado para ampliar a formação de professores das redes municipal e estadual, oferecendo-lhes graduação nas mais diversas áreas. A UFMA possui 37 turmas desse programa em 13 municípios maranhenses, com cerca de 1.858 alunos matriculados.

PROFEBPAR – O Plano Nacional de Formação de Professores é um programa de oferta de segunda graduação, tendo também como público-alvo os professores da rede pública de ensino, com parceria entre Universidade e as prefeituras municipais. A UFMA conta com nove pólos instalados em municípios como Magalhães de Almeida, Caxias, Grajaú, Nina Rodrigues, Coroatá, Bom Jesus das Selvas, entre outros. Fotos: Ascom da Ufma.


Folha de SJB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *