SAIBA QUEM SÃO OS FICHA-SUJAS DE SÃO JOÃO BATISTA

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão divulgou nesta semana uma lista de gestores públicos que tiveram suas contas reprovadas ou julgadas irregulares nos últimos 08 anos no estado inteiro. E na lista conta alguns gestores de São João Batista. A lista foi apenas confirmada pelo TCE.

A relação, entregue em formato digitalizado e que está disponível no www.tce.ma.gov.br, (confira no final da matéria) contém os nomes de cerca de 2.800 gestores (entre prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, secretários municipais, gestores estaduais, dentre outros ordenadores de despesas) de um total de 3.300 processos apreciados pelo Tribunal – alguns destes gestores constam em mais de dois processos.

A lista entregue hoje ao TRE apresenta um quantitativo 100% maior em relação à lista elaborada em 2008, que continha os nomes de 1.200 gestores.O TCE tinha até o dia 05 de julho para encaminhar à Justiça Eleitoral os nomes dos gestores com contas rejeitadas ou julgadas irregulares. Ao antecipar este procedimento, a Corte de Contas maranhense desponta como uma das primeiras do país a cumprir com o que determina a lei da Ficha Limpa.

Aqui em São João Batista está sendo considerado inelegível o atual vereador do PC do B, Edvilson Mota, que teve suas prestações de contas reprovadas no exercício de 2008, quando o órgão julgou irregulares as contas por ele apresentadas quando este era presidente da Câmara de Vereadores de São João Batista. Com isso, Edvilson fica inelegível.

Um outro tido como ficha-suja daqui é o ex-vereador, ex-presidente da câmara e ex vice-prefeito Eduardo Gomes. Este teve suas contas reprovadas durante sua gestão na casa no ano de 2006. Gomes na época da primeira lista do TCE me disse que já estava entrando com recursos. Mas, pelo menos até agora, é ficha-suja pelo Tribunal de Contas.

Já Adó será outro que, se barrado pela Lei do Fica-Limpa, não poderá ser candidato aqui na cidade. Este foi presidente da Câmara de Vereadores da cidade, mas teve suas contas consideradas rejeitadas. Em 2004 Adó prestou contas e não foi aprovada pelo Tribunal de Contas do Estado. Com isso, Adó também foi barrado pelo projeto.

Já entre os prefeitos estão na lista o ex-prefeito Zequinha Soares. Estes já está inelegível por 08 anos e agora o Tribunal de Contas confirma a decisão dada antes. O médico teve suas contas julgada irregular na década de 90. Com isso, o ex-prefeito não pode se candidatar a nenhum cargo político.

Na lista está o nome do também ex-prefeito Tonho Figueiredo, primo do pré-candidato Luiz Figueiredo. Ele também não pode se candidatar a nada. É bom lembrar que em todos estes casos citados pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão cabe recursos.

É esperar então…

Blog do Jailson

3 respostas para “SAIBA QUEM SÃO OS FICHA-SUJAS DE SÃO JOÃO BATISTA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *