A Secretaria Municipal de Educação, comandada pela professora Cleana Santos Jacinto, iniciou hoje a Capacitação de Alfabetizadores e Coordenadores do Programa Brasil Alfabetizado, na Educação de Jovens e Adultos. A formação está sendo realizada no Centro de Convenções João Furtado Dominici e deve terminar amanhã.
Cerca de 25 professores serão capacitados para trabalharem na Rede Pública Municipal no Programa de Educação de Jovens e Adultos. As oficinas estão sendo ministradas pela professora e assessora da Secretaria Municipal de Educação, Silvinha Pinheiro e pelo técnico Davi Teixeira. As professoras Eliana Soares e Gina Soares estão colaborando.
Silvinha Pinheiro, assessora da Semec |
Segundo Silvinha Pinheiro, assim como no ano passado a administração municipal trouxe o Programa Brasil Alfabetizado, este ano não será diferente. “Já estamos capacitando todos estes professores para que possam está ensinando nossos jovens e adultos em São João Batista”, disse a assessora da Semec.
O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste.
William Figueiredo, Davi Teixeira e Eliana Soares |
Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federa. Dados do Ministério da Educação.
EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB