Os cursos têm a duração entre dois e três anos, e seguem um calendário com aulas ministradas por professores da UFMA nos finais de semana no Complexo Escolar José Maria de Araújo. Atualmente, São João Batista conta com 440 professores na rede pública de ensino, entre contratados e nomeados. Tais profissionais poderão concorrer a uma das vagas disponíveis em editais específicos que devem ser lançados já no mês de abril.
Reunião entre Cleana, Ivan e representantes da Ufma |
De acordo com a coordenadora financeira do PROEB, Tânia Amorim, a assinar o convênio significa um passo importante para a Educação Superior em São João Batista. “A formação e a qualificação desses professores contribui significativamente para garantir a qualidade da educação, de forma a promover estratégias para aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, explica.
Para o professor do Ensino Fundamental, Wanderlei Freire Fonseca, essa parceira representa um grande incentivo à classe e ajuda a valorizar o profissional do magistério. Já a secretária de Educação de São João Batista, Cleana Luzia da Silva Santos Jacinto, representando a prefeita municipal Surama Soares, afirma que essa é uma ideia que vinha sendo pensada desde 2010, representando a preocupação da atual gestora do Município com a Educação, meio pelo qual o desenvolvimento da Cidade e da sua população pode ser maximizado. Fonte: Blog do Governo da Reconstrução.