Fórum de Juventude da Baixada anuncia construção do Centro da Juventude em Viana, aprovado no PPA de 2017

O Fórum de Políticas Públicas da Juventude esteve reunido ontem, 12, com a Secretaria de Juventude do Estado, para encaminhar a construção do Centro de Referência da Juventude no Campos e Lagos Maranhense. O centro será construído em Viana, após uma demanda dos municípios durante a Escuta Territorial de 2017, aprovada no PPA do Governo do Estado.

Coordenador do FPPJBMA foi recebido pela equipe da Seejuv

O Fórum foi representado pelo seu coordenador, Jailson Mendes, que foi recebido pela secretária de estado da Juventude, Tatiana Pereira, e pela sua equipe de planejamento e engenharia. O centro será construído em Viana, mas segundo a titular da Seejuv terá gestão compartilhada e será de todos os municípios do Campos e Lagos Maranhenses. Os preparativos para a construção do prédio deverá iniciar na próxima semana, quando um engenheiro do Governo do Estado estará em Viana.

A proposta foi discutida e aprovada em 2017, durante a Escuta Territorial. Na época, foram aprovadas três propostas. A primeira foi de construir e pavimentar a estrada que interliga os municípios de Viana a Pedro do Rosário, e conservação e manutenção de rodovias; Implantar Escolas Familiares Rurais, considerando o potencial agrícola do território e o baixo IDH dos municípios e Construir, equipar e manter o Centro de Juventude, com projetos e ações de Cursos profissionalizantes e inclusão no mercado de trabalho no território.

A informação pode ser conferida AQUI, diretamente no site da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan). Inclusive, com a participação de jovens do Fórum de Políticas Públicas de Juventude da Baixada Maranhense.

O centro

Desenvolvida em parceria entre a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), Educação (Seduc), Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Mulher (SEMU) e Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA), o Centro de Referência de Juventude e Inovação será um espaço que promoverá o protagonismo juvenil e a formação profissional, além da geração de oportunidades e apoio ao empreendedorismo.

A produção de conhecimento e o estímulo à criatividade e inovação, a participação em atividades culturais, artísticas, esportivas, e ainda a oferta de serviços de cidadania e orientação vocacional são outros benefícios do espaço, acessível, aberto e democrático, que se constituirá em uma referência à juventude.

Uma resposta para “Fórum de Juventude da Baixada anuncia construção do Centro da Juventude em Viana, aprovado no PPA de 2017”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *