Agricultores de Viana e Matinha são contemplados com ações da SAF

Agricultores e agricultoras familiares de Viana e Matinha, na Baixada Maranhense, foram contemplados com ações do Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma), nesta sexta-feira (1°).

SAF entregou ações em Viana e Matinha

Com muita alegria, no quilombo Aguiar, zona rural do município, foi inaugurado um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) na comunidade, e ainda celebrada a assinatura de contratos do Programa Estadual de Compras da Agricultura Familiar (Procaf).

A partir de agora, o quilombo Aguiar tem água de qualidade para consumo e produção. Cerca de 50 famílias têm água encanada em casa, um sonho realizado para toda a comunidade que esperava pela construção do poço. Para o secretário da SAF, Júlio César Mendonça, estas ações de acesso à água e incentivo à comercialização são prioridade na gestão do Governo Flávio Dino.

“Estamos numa área quilombola assinando contratos e inaugurando poços. Estamos muito alegres pela comunidade que antes os moradores carregavam água na cabeça e hoje tem água encanada. Um grande dia para a agricultura familiar de Viana e do Maranhão”, destacou Mendonça.

Durante a ação foram assinados contratos do Procaf beneficiando quatro associações de produtores de Viana e Matinha, somando mais de R$ 200 mil para compra de produtos. Por meio do Procaf é realizado a aquisição direta da produção da agricultura familiar, por dispensa de licitação, e os alimentos são destinados para a atender rede escolar e socioassistencial dos municípios.

Seu Raimundo Belfort, do povoado Enseada Grande, em Matinha, disse que é um privilégio a comunidade ter sido selecionada para fornecer ao Procaf. “Uma alegria imensa poder assinar o Procaf e é uma satisfação da comunidade fornecer os produtos. Nos sentimos privilegiados”.

As associações dos povoados Cacoal e Centro de Antero, ambas de Viana, também foram contempladas com o Procaf e assinaram contrato. Participaram da ação em Viana, representantes da SAF, Agerp, Prefeitura de Matinha, Fetaema, STTR, Miqcb, lideranças locais e agricultores e agricultoras das comunidades de Santaninha do Aguiar, Cajueiro, Progressinho, Caranguejo, Santa Rosa, Carro Quebrado, Mucambo, Santa Maria do Raposo, Limoeiro, Nova Vila de São Pedro, Capoeira, Cacoal, Olho D’água, Carú, Centro do Antero e Enseada Grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *