A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (21), uma operação na cidade de São Bento, na Baixada Maranhense, para investigar supostos crimes de peculato e inserção de dados falsos em sistema de informações, que teriam sido praticados por um empregado público vinculado à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Durante a ação, os agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça, com o objetivo de reunir novas provas que auxiliem no esclarecimento dos fatos e na identificação de possíveis envolvidos no esquema investigado.
Segundo a Polícia Federal, a investigação teve início após comunicação formal encaminhada pelos Correios, que identificaram inconsistências no fluxo de objetos postais, principalmente relacionadas ao tratamento e à distribuição de cartões bancários destinados aos clientes da unidade de São Bento. As apurações apontam indícios de que o servidor investigado teria manipulado indevidamente cargas postais, com destaque para a adulteração de cartões bancários que estavam sob sua responsabilidade funcional.
Além disso, a PF informa que há indícios de que o suspeito utilizava seu acesso privilegiado aos sistemas internos da empresa para alterar registros e inserir informações falsas, numa suposta tentativa de ocultar desvios de correspondências.
O material apreendido durante o cumprimento dos mandados será analisado pelos investigadores e poderá reforçar as provas já existentes no inquérito. A Polícia Federal destacou que as investigações seguem em andamento e que o objetivo da operação é esclarecer completamente os fatos, além de verificar a eventual participação de outras pessoas no esquema criminoso.


