Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) flagraram na manhã desta quarta-feira (9), a venda irregular de centenas de caranguejos na feira no pescador no Centro de São Luís. No período de defeso, a venda de caranguejos é proibida pelo Ibama.
O defeso do caranguejo-uçá é definido por instrução normativa do Governo Federal e foi criado para proteger os animais durante o período reprodutivo, conhecido como “andada”. Uma pessoa da cidade de Cajapió foi flagrado transportando o pescado irregularmente e foi destaque em jornais de circulação estadual.
De acordo com as informações, José Torquato é o dono da embarcação e segundo o Ibama, ele será autuado em flagrante por ter ajudado a transportar os caranguejos. Torquato negou que praticado algum crime ambiental em entrevista a TV Mirante.
As pessoas que atuam na captura, manutenção em cativeiro, conservação, beneficiamento, industrialização e comercialização da espécie poderão realizar essas atividades durante os períodos de defeso desde que forneçam, uma declaração de estoque de animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes. G1.
Folha de SJB