O município de São João Batista sediou, neste sábado (19), a segunda edição da Canoagem de Ecoturismo e Cultura da Baixada, que reuniu dezenas de amantes desse esporte, turistas oriundos de São Luís e possibilitou também a participação dos moradores da estrada da Raposa que remaram nos caiaques disponibilizados pela organização.

O evento contribuiu com a economia local, com a venda de comidas típicas da região tais como, tortas de camarão, caranguejo, piaba frita e peixe cozido. Vários vendedores ambulantes estiveram no local comercializando bebidas, mingau de milho, caldos, suquinhos. Vendas de óculos de sol, cosméticos naturais e arte indígena também ocorreu no local.
Na abertura do evento, o antropólogo joanino, João Damasceno Júnior, idealizador desse projeto, falou sobre a importância de fomentar o turismo de aventura e o ecoturismo, valorizando e divulgando as belezas naturais da Baixada Maranhense através do turismo de base comunitária. Na oportunidade o presidente da Academia Joanina de Letras, Raimundo Cutrim, particupou com um stand expondo e vendendo livros de autores locais.
Em seguida, a professora Ana Rosa, geógrafa e servidora do ICMBIO, falou sobre a importância dos campos naturais, que por ser um bioma muito frágil necessita de cuidados e proteção por parte tanto do poder público, quanto da população. A cena cultural da Canoagem que teve, além de música mecânica, finalizou com uma performance intitulada Canto para Mãe Terra, com a arte educadora da Ong Arte Mojó, Graça Soares, de Paço do Lumiar.
Além do Coletivo Canoagem Baixada, a ação teve o apoio do Fórum da Juventude, Instituto Baixada, Academia Joanina de Letras e Choperia Zé da Comporta. “A ideia desse projeto é que ele faça parte do calendário anual da cidade e que possa despertar cada vez mais a consciência ecológica, aliada às práticas de geração de renda, sustentabilidade e valorização da cultura local”, completou João Damasceno. Ascom
era pra ser no igarape da Raposa, mais o gestor nao da esse prestigio. a estrada nao chegou ate no porto
Estive presente no evento e achei a iniciativa excelente. Pessoas bem engajadas com a questão ecológica e com a preocupação de instruir a comunidade. Seria necessária a presença das entidades e autoridades públicas e a própria população deveria dar mais valor participando efetivamente e em maior presença. Torço para que a ação se repita por outras vezes e, quem sabe, faça parte de um calendário de eventos no município. Parabéns aos organizadores e participantes!