O Papa Francisco, líder da Igreja Católica no mundo, nomeou o padre e monsenhor Giuseppe Luigi Spiga como bispo da diocese de Grajaú, no Maranhão. O novo bispo é membro da Diocese de Viana, comandada por Dom Evaldo Carvalho.

A notícia foi anunciada pela assessoria da Diocese de Viana. “Desde 2008, o seu empenho missionário tem contribuído para o crescimento da Diocese de Viana. Esta nomeação vem honrar a nossa Diocese e vem confirmar o trabalho e a doação que há quase 17 anos, o Monsenhor Giuseppe Luigi Spiga realiza em nossa Igreja Particular”, declarou o bispo de Viana em mensagem de agradecimento.
A presidência do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também enviou saudação ao escolhido pelo papa. De acordo com as informações, a ordenação do novo bispo está marcada para acontecer no dia 17 de maio e, no mesmo dia, ele assumirá a Diocese de Grajaú.
Perfil
Giuseppe Luigi é natural da Itália, nascido em Serramanna, aos 29 de julho de 1972. É o primogênito de quatro filhos de Antônio Spiga e Lucia Rosária Carcangiu. Batizado aos 13 de agosto de 1972, na Paróquia Sant’Ignazio da Laconi, em Serramanna (Itália).
Ingressou no Seminário no ano de 1986. De 1992 a 1994 estudou filosofia na Pontifícia Facoltà Teologica della Sardegna (Itália). De 1994 a 1998 estudou Teologia na Pontifícia Facoltà Teologica della Sardegna (Itália). Ordenado Diácono no dia 28 de junho de 1997, em Serramanna (Itália). Ordenado Presbítero no 03 de outubro de 1998, em Serramanna (Itália). Fidei Donum da Diocese de Cagliari IT (2008).
No Maranhão, foi padre em diversas paróquias e trabalhou na Diocese de Viana desde o ano 2008. Primeiramente como Vigário Paroquial na Paróquias Nossa Senhora de Nazaré, em Viana por praticamente dois anos e depois como pároco de São Sebastião, em Matinha por 07 anos. No ano de 2015 assumiu a reitoria do seminário Maior da Diocese de Viana, São Bonifácio, na capital do Maranhão, São Luís, onde permanece até agora fazendo um excelente trabalho, acumulando a função de Vigário Geral.
Neste período na nossa Diocese assumiu ainda várias outras funções: Coordenador da Área Pastoral dos Lagos, Vigário Episcopal da mesma área; Assessor Eclesiástico da Pastoral da Sobriedade; Assessor Eclesiásticos para a PJ na Área Pastoral dos Lagos e na Diocese; Vigario Episcopal para a Promoção Vocacional; Coordenador Diocesano da Prioridade IV; Assessor Eclesiástico do COMIDI e Administrador Diocesano na vacância de Janeiro de 2018 a maio de 2019. A partir daí passou acumular além da reitoria do Seminário, a função de Vigário Geral.
Neste período o Mons. Giuseppe também colaborou com Regional Nordeste 5 em muitos trabalhos, tais como presidente da OSIB, Assessor do COMIRE, Administrador econômico da FACULDADE CATÓLICA DO MARANHÃO IESMA , Juiz do Tribunal Eclesiástico do Maranhão, entre outros.
Boa missão