Ex- deputado da Baixada Maranhense pede cassação do mandato de Othelino Neto por corrupção e homicídios

O suplente de deputado do PT e natural da cidade de Bequimão, na Baixada Maranhense, Zé Inácio, apresentou um pedido de cassação contra o deputado estadual Othelino Neto, na Assembleia Legislativa. A ação foi divulgada nesta segunda-feira (23) e ainda não há previsão para ser julgada.

Zé Inácio quer vaga de Othelino

Zé Inácio acusa Othelino de escândalos de corrupções e homicídios. “Por todos os cargos públicos que passou, deixou um rastro de ilicitudes gravíssimas, envolveu-se em crimes e improbidades graves e práticas de abuso das prerrogativas de deputado. Por meio de ‘fontes abertas’ é possível identificar diversos processos de improbidade, danos a bens públicos, para além de notícias de cometimento de crimes, como adiante se passa a demonstrar”, diz um dos trechos da ação.

O suplente acusa o marido da senadora Ana Paula de irregularidades na utilização de verbas públicas e atos incompatíveis à ética e decoro parlamentar. Um exemplo citado é o caso das autorizações ilegais para desmatamento e comércio ilegal por meio de créditos virtuais, com danos ambientais estimulados em R$ 500 milhões, enquanto Othelino Neto era titular da pasta do Meio Ambiente do Maranhão.

A peça também cita um caso envolvendo o médico Mariano de Castro Silva, que exercia o cargo de assessor especial da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão (SES) no governo de Flávio Dino e que supostamente apontaria que Othelino, enquanto era deputado estadual, tinha contratos com a pasta. Zé Inácio disse, por fim, que esses casos apontam quebra de decoro parlamentar e pediu que a Comissão de Ética da Assembleia casse seu mandato.

Como Zé Inácio é o primeiro suplente da federação ‘PT, PC do B e PV’, mesmo grupo de partidos pelo qual Othelino foi eleito em 2022, caso o pedido prospere, ele ficará com a vaga do ex-presidente da Assembleia.

Representação Zé Inácio – BAIXAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *