O Fantástico esteve em Pinheiro, na Baixada Maranhense, para conhecer Gabriel Silva de 12 anos. Uma foto de Gabriel comoveu o público em 2021. Nela, ele segurava uma árvore de Natal, encontrada no meio de um lixão. A foto foi parar num livro didático, trabalhado em 2024 em uma escola pública de Santa Catarina.
A professora de português Jenifer conta que se deparou com a imagem e quis mostrar para os alunos. Depois, ela teve a ideia de fazer uma atividade de português diferente. “Desafio vocês a escrever cartas para o Gabriel, com palavras de esperança, de que a vida dele vai mudar. Quero que vocês desejem coisas boas para ele, de um futuro melhor”, relembra a professora.
Só que a ideia foi além: por que não trazer o Gabriel à Santa Catarina, para receber as cartinhas pessoalmente? A ideia mobilizou alunos e professores e envolveu boa parte da cidade também. Para viabilizar a visita, era preciso recurso e, em busca de doações, eles recorreram aos comerciantes da região.
Três anos depois daquela foto, Gabriel espichou e leva uma vida bastante diferente, voltou aos estudos, treina futebol, chegou a trabalhar como menor aprendiz e nunca mais pisou no lixão. “Quero fazer faculdade, me formar e trabalhar em alguma coisa”, conta Gabriel. Ele conta que nunca saiu de Pinheiro e que ficou surpreso quando soube que ia para Santa Catarina fazer uma roda de conversa com uns alunos da escola.
Lá, ele recebeu as mensagens das crianças da escola. “Caro Gabriel, sou Maria Isabele e tenho 13 anos. Eu vi que sua história é bem marcante. Você sofreu bastante, mas espero que você alcance os seus sonhos e nunca desista. Eu não sei muito o que você passou, mas quero que vc tenha uma ótima vida. Que tenha muita saúde e alegria, pois eu também já passei por isso. Isso passou, mas estou feliz”, diz uma das cartas.
Maria, a mãe de Gabriel, se emocionou muito. Fonte: Fantástico. Vejam o vídeo abaixo. Não consegue visualizar? Clique AQUI e vejam a reportagem completa.