Entre os dias 26, 27 e 28 deste mês, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma operação que apreendeu quase 100 motos nas cidades de Viana, Arari e Vitória do Mearim, na Baixada Maranhense. Além disso, diversas vezes foram detidas e outras foram presas por diversos crimes.
A operação foi realizada em conjunto com a Polícia Civil e Polícia Militar, com o objetivo inibir a circulação de veículo irregulares, especialmente motocicletas com escapamento modificado tipo descarga “kadron”, um equipamento proibido pelas leis de trânsito e que causam ruídos perturbador.
Durante ação policial em Arari e Vitória, foram apreendidas 40 motocicletas. Cerca de 30 pessoas foram conduzidas para lavratura do respectivo Termo Circunstanciado de Ocorrência pelo crime ambiental de poluição, sono e perturbação do sossego. Do mesmo jeito, motocicletas foram apreendidas em Viana, mas a PRF ainda não divulgou o relatório final.
Todas as motocicletas foram transferidas para São Luís, onde permanecerão à disposição da Justiça. Além disso, a operação também resultou em cinco prisões, sendo duas pelos crimes de receptação dolosa, após os suspeitos terem sido flagrados conduzindo uma motocicleta roubada; uma decorrente do crime de adulteração de sinal identificador de motocicleta e duas prisões contra foragidos da Justiça, bem como acusados que tinham mandados de prisão abertos pelos crimes de homicídio consumado e tentativa de homicídio.
Vejam o vídeo abaixo. Não consegue visualizar as imagens? Clique AQUI e vejam na íntegra.
A Operação Zero Grau foi resultado de uma série de denúncias realizadas no Ministério Público de Arari e na Delegacia de Polícia Civil, noticiando o barulho perturbador causado pelo elevado número de motocicletas com a citada descarga circulando nas vias públicas do município, causando distúrbios físicos e mentais; problemas auditivos; insônia, sobretudo em desfavor da população idosa e pessoas portadoras do espectro autista, que possuem sensibilidade auditiva.
A força-tarefa foi executada operação pelas Delegacias de Polícia Civil das cidade de Vitória do Mearim e Arari, Promotoria de Justiça da Comarca de Arari, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal e Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Arari.