Quebradeiras de coco babaçu de Matinha, Viana, Pedro do Rosário e Cajari começam aulas de graduação na UEMA

Foi com muita animação que 30 quebradeiras de coco babaçu e agroextrativistas de mais de 10 municípios do Maranhão, incluindo Matinha, Viana, Pedro do Rosário e Cajari, participaram da Aula Inaugural de Licenciatura em Educação do Campo, nesta segunda-feira (18), no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em São Luís.

Quebradeiras de coco da Baixada iniciaram as aulas na UEMA

A Licenciatura terá duração de 4 anos e as aulas serão na modalidade de formação por alternância. A mesa de abertura contou com a presença da coordenadora geral do Miqcb, Maria Alaídes Alves, a quebradeira de coco e aluna universitária, Rosa Gregória (Viana), a coordenação do Proetnos – Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica, Marivânia Furtado, Profª. coordenação do curso de Licenciatura em Educação no Campo, Viviane Barbosa; vice-reitor da UEMA, Paulo Catunda, Pró-reitora de graduação da Uema, Mônica Piccolo, bem como, o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré e a secretária adjunta da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Costa.

As mulheres eram só alegria e gratidão, a exemplo da quebradeira de coco e coordenadora de base do MIQCB, Maria Natividade, da comunidade São Miguel, município de Cajari, na Baixada Maranhense. “O que eu sinto hoje é uma felicidade imensa porque eu nunca imaginava que eu pudesse estar passando por um momento de felicidade desse. Eu como negra, quebradeira de coco, mãe de oito filhos, passei por grandes sofrimentos e hoje me vejo numa felicidade, cursando uma faculdade aqui na UEMA. Quero ser um espelho, um exemplo para a juventude, um exemplo para as mulheres e para a população”, declarou.

 

PARCERIA

A conquista é fruto de articulação do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – Miqcb, por meio do Centro de Formação das Quebradeiras de Coco Babaçu junto ao Programa de Formação Docente para atender a Diversidade Étnica do Maranhão (Proetnos/Uema).

Foram selecionadas quatro quebradeiras da Regional Baixada: Girlane Belford (Matinha), Maria Natividade Santos (Cajari), Maria Raimunda Costa (Pedro do Rosário) e Rosenilde Gregória (Viana). A quebradeira de coco e artesã, Rosalva Gomes, da Regional Imperatriz também foi selecionada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *