Núcleo da Defensoria Pública é entregue para os moradores de Olinda Nova do Maranhão

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) entregou em Olinda Nova do Maranhão, nesta segunda-feira (18), o 46° núcleo ecológico da instituição. Agora, os mais de 14 mil habitantes da cidade, muitos em situação de vulnerabilidade, poderão acessar a Justiça de forma integral e gratuita, resguardando, prioritariamente por meios administrativos e de conciliação, direitos violados.

Núcleo foi entregue nesta segunda

A solenidade de entrega do mais novo econúcleo foi conduzida pelo 2° subdefensor-geral do Estado, Paulo Costa, pela prefeita da cidade Conceição Cutrim Campos, e pelos defensores públicos Gil Henrique Faria, auxiliar da Defensoria Geral, e Diego Castelo Branco, que atuará na comarca. Também prestigiaram o evento o prefeito e vice-prefeito eleitos do município, Valdenir Diniz e Gabriel de Tuda, respectivamente; autoridades do Poder Judiciário, do Ministério Público, e dos poderes Executivo e Legislativo municipais, além de representantes da sociedade civil organizada e comunidade em geral.

“Para nós é um orgulho entregar mais este núcleo na região da baixada, o 46º deste modelo inovador, que é o econúcleo aqui de Olinda Nova. Essa unidade faz parte do processo contínuo de ampliação de nossos serviços para o interior do estado, visando beneficiar cada vez mais cidadãs e cidadãos em situação de vulnerabilidade no Maranhão”, frisou o 2° subdefensor-geral Paulo Costa.

Na ocasião, a prefeita Conceição afirmou que a chegada da Defensoria em Olinda Nova representa um marco para a cidade, que se soma às mais de 160 – entre comarcas e termos – já atendidas pela Defensoria em todo o estado. “A inauguração desse núcleo da Defensoria Pública, para nós, é motivo de satisfação e gratidão. Trata-se de um marco da nossa Administração, de um governo comprometido com o povo. E, por isso, só temos a agradecer à Defensoria do Maranhão por nos proporcionar esse momento de muita felicidade e ver esses sorrisos estampados nos rostos dos nossos munícipes”, declarou a gestora do município que fica a quase 300 km da capital maranhense.

A instalação de mais este econúcleo faz parte do projeto inovador de expansão institucional baseado nos pilares da sustentabilidade, da responsabilidade social e da economicidade. A unidade utiliza módulos individuais pré-fabricados em linha de montagem instalados no local da obra, o que torna os custos menores e o tempo de execução mais rápido. Com a entrega deste novo ponto de atendimento, a DPE ampliará a promoção dos direitos sociais dessa região.

O novo prédio está localizado na 2ª Travessa Capitão Antônio Freire, S/N, bairro de Nova Olinda (ao lado da UBS Amintas Serra Costa). Possui 90m² de área construída com recepção confortável e climatizada, uma sala para defensor (a) público (a), sala para reunião e conciliação, para assessores e estagiários, além de copa e banheiros, sendo um deles adaptado para pessoas com deficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *