O professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e natural da cidade de São João Batista, Manoel de Jesus Barros Martins, é o mais novo cidadão honorário do município de São Luís. O título foi entregue nesta quarta-feira (13) e foi proposto pelo vereador da capital, Professor Sá Marques.
O evento, que também entregou a honraria ao médico Marcos Grangeiro, foi realizado na sede da Câmara de Vereadores de São Luis, com a participação de amigos, familiares e convidados dos novos cidadãos honorários da capital, sob a presidência do vereador Sá Marques.
“Entrega de título de cidadão ludovicense aos Senhores Marcus Grangeiro e Manoel De Jesus! Obrigado por fazerem um trabalho tão lindo por nossa amada cidade: São Luís!”, declarou o parlamentar em suas redes sociais. Durante o seu discurso, o vereador também destacou as ações de Manoel de Jesus e Marcos Grangeiro na capital e agradeceu os empenhos em tornar a cidade melhor.
Ao subir à tribuna do Parlamento Ludovicense, o professor joanino agradeceu ao vereador Sá Marques, destacou sua trajetória como professor na cidade de São Luís e disse que adotou a ilha como sua segunda casa. “Agradeço a cada um de vocês que me ajudaram a chegar aqui e tenho na capital um carinho muito grande, pois São Luis é a minha segunda cidade e foi aqui me estabeleci, me formei e aprendi a amar essa ilha, que verdadeiramente é a Ilha do Amor. Agradeço imensamente ao meu amigo e vereador Sá Marques pela homenagem”, declarou.
Perfil
Manoel de Jesus Barros Martins tem 68 anos, nasceu no povoado Romana, município de São João Batista, Baixada Maranhense. Com o intuito de estudar, chegou em São Luís na década de 70 e se formou em História pela UFMA, universidade que é professor efetivo. Ele também tem especialização em Organização de Arquivos pela Universidade de São Paulo e mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco.
Em 2018 foi nomeado como pró-reitor de Assistência Estudantil (Proaes) da faculdade na gestão de Nair Portela. Antes de assumir a Proaes, foi diretor do Departamento de Organização Acadêmica (Deoac) da Pró-Reitoria de Ensino e foi coordenador do curso de História da UFMA. Membro do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, Manoel de Jesus também é titular da Academia Joanina de Letras, Ciências e Saberes Culturais (Ajolecis) e, mais recentemente, foi aprovado no curso de doutorado com louvor na UFMA.