Os vereadores de São João Batista aprovaram, nesta quarta-feira (13), a lei que cria o Dia Municipal da Cultura Joanina em homenagem ao cantor Maurício Vieira, que morreu no início do ano, aos 29. A proposta é do vereador Tonho Dominici e aprovada por unanimidade em primeiro turno.
De acordo com a lei, fica instituído o Dia Municipal da Cultura Joanina, a ser celebrada anualmente no dia 27 de fevereiro, em homenagem póstuma ao artista joanino Maurício Vieira. O parlamentar esclareceu que no dia serão realizadas atividades de promoção, valorização e manifestação de cultura popular, além de ações de incentivo à produção cultural.
A proposta foi aprovada em primeiro turno e deve ser aprovada em segundo turno na próxima sessão, sendo levada à sanção em seguida, pelo prefeito do município. As despesas para realizar as homenagens anuais para o setor cultural serão extraídos do orçamento do município, pela Secretaria Municipal de Cultura.
A sessão foi acompanhada pelos familiares do cantor, que apoiaram a iniciativa do vereador Tonho Dominici e dos demais. O presidente da Câmara Municipal, Chico de Nhozinho, parabenizou o autor da proposta e disse que o Parlamento Joanino homenageia um grande ícone da cultura de São João Batista.
Maurício Vieira
O cantor morreu no dia 27 de fevereiro deste ano, aos 29 anos, por problemas cardiorrespiratórios. Maurício terminaria este ano o curso de Direito e foi um dos fundadores da Banda Elite, passando pela maioria dos grupos musicais da Baixada Maranhense e com várias participações em shows da capital.
Ele também recebeu homenagens como o Prêmio Freitas Câmara, em São João Batista, em diversas categorias, e foi secretário adjunto de Administração na gestão de João Dominici. O jovem deixou duas filhas e sua esposa, Larissa Martins.