O deputado estadual Júlio Mendonça usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão desta terça-feira (29), para cobrar ações na área da segurança pública nos municípios da Baixada Maranhense. Ele destacou as recentes execuções estão sendo registradas na região e pediu maior intervenção do Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública.
O parlamentar destacou o mais recente assassinato, registrado neste fim de semana na cidade de São Bento, onde um homem foi executado dentro de uma frutaria do município. “Falo aqui também de outra situação que aconteceu em São Bento, que, na verdade, foi o fuzilamento de uma pessoa numa frutaria à luz do dia, fruto do que tem acontecido também praticamente no Brasil todo, especialmente no nosso estado do Maranhão, a briga de facções”, declarou.
Júlio Mendonça pediu a união das forças de segurança e dos deputados. “É necessário nós estarmos irmanados, juntos com o governador, o secretário de segurança, porque é necessário nós ajudarmos a buscar soluções para que o estado, de fato, não perca o controle. É muito grave o que vem acontecendo tanto nas periferias das nossas cidades quanto, inclusive, na periferia da nossa capital, mais especificamente ultimamente na Baixada. Cajari, Penalva, Vitória, Viana, São Bento e Matinha vêm sendo assoladas pelas gangues e morrendo muita gente, principalmente os jovens. É com tristeza e preocupação que eu aqui comungo com vocês essa inquietação, esse sofrimento, que é de todos nós e de todas as famílias, que tantos jovens que estamos perdendo”, completou.
Igreja de São Bento
No mesmo discurso, o deputado Júlio Mendonça lamentou o incêndio que destruiu a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, em São Bento, também registrado neste fim de semana. Ele se colocou a disposição dos fieis e das autoridades para ajudar na reconstrução do prédio e destacou a importância do festejo que é realizado nos meses de outubro pela Igreja Católica.
“Fica aqui meu abraço ao povo de São Bento, a minha solidariedade. E, com certeza, estaremos juntos nessa construção, nessa reconstrução desse importante patrimônio sacro-religioso, que é do povo de São Bento. Fica aqui o abraço a todos os católicos do município de São Bento, e estaremos junto nessa reconstrução. Agradeço muito ao vereador Valmir, ao vereador Joãozinho de João do Sangue, que nos solicitaram que fizesse essa fala, e eu, claro, com muita honra, faço isso com muita tranquilidade e me irmano nessa luta”, declarou.
É deputado não se ver uma melhora da nossa baixada com esse governo da extrema esquerda comandado pelo Brandão.Inaugurou uma CIA do corpo de bombeiros em São Bento so que o principal faltou os Bombeiros,Ha verdade o que esta funcionando mesmo se ir para a Saúde os Hospitais Regionais Viana e Pinheiro totalmente sucateados.continuam as procissões de ambulância para a capital vindo para os socorroes.esperamos que 2026 os maranhenses der a resposta.
O ilustre deputado deveria buscar a prática de políticas públicas que combatam o uso de drogas, mediante programa educacional nas escolas.
Os jovens atualmente estão em sua maioria utilizando maconha.
O consumo de drogas desmonta a paz social e aumenta a violência; fato.
Nesse contexto, apenas a repreensão policial não resolverá o problema.