Uma nova pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (27) e feita pelo Instituto BMO para prefeito de Arari, mostra que a candidata pelo MDB, Simplesmente Maria, deve ser eleita no próximo seis de outubro. Ela aparece com mais de 20 pontos na frente do atual prefeito, Rui Filho.
A sondagem foi feita sem o nome do ex-prefeito Djalma Melo, que desistiu da candidatura e anunciou apoio ao atual prefeito, Rui Filho. No entanto, a nova sondagem mostra que ele não conseguiu transferir os votos para o atual gestor, que ficou em segundo.
Se acordo com o levantamento, a emedebista surge com 47,3% dos votos no cenário estimulado, contra apenas 26,9% do atual gestor. Ávaro Jardim (PT) aparece com 14,9% e Alysson Ericeira (Novo), com apenas 0,7%. Para efeito de comparação, em agosto, e também segundo consulta do mesmo instituto, Simplesmente Maria tinha 45,4% das intenções de votos. Ou seja: oscilou positivamente quase 2 pontos percentuais.
Já a dupla Rui Filho/Djalma Melo figurava no mês passado com 31,4% se somados os seus percentuais. Em tese, houve nesse caso uma perda de 4,5 pontos percentuais, o que leva a crer que muitos dos eleitores do ex-prefeito não apoiaram a união com o atual.
O levantamento, realizado pelo Instituto Brasil Marketing e Opinião-BMO, ouviu 450 entrevistados nos dias 23 e 24 de Setembro de 2024, na sede e na zona rural do município. A pesquisa tem margem de erro de 4,58 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiabilidade de 95%. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o número MA-05320/2024.